segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lição dos Jovens Roupas de esplendor 14 a 20 de Maio.

Roupas de esplendor


Casa Publicadora Brasileira – Lição dos jovens 822011



“É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois Ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias” (Is 61:10).

Prévia da semana: Embora todas as vestes terrestres se desgastem, o manto esplêndido de Deus traz alegria eterna, louvor e salvação. Para receber essas bênçãos, precisamos realmente vestir esse manto de salvação.

Leitura adicional: Gn 3:7, 8, 21; 1Sm 16:7; Is 3:18-23; 61:10; Lc 4:16-29; Ef 6:11-17; 1Jo 2:15. Leia também os capítulos 25 a 31 de Profetas e Reis.




Domingo, 15 de maio
Introdução

Moda para todos


Se você pudesse escolher, seria Gucci, Prada, Old Navy, Gap, Guess, Calvin Klein, ou Ralph Lauren? Ou talvez o seu estilo seja um pouco menos exigente? Daí vem os sapatos. Seriam eles Timberland, Nike, Adidas, Skechers, Pierre Dumas, Vera Wang, ou Giorgio Armani? Qualquer que seja seu estilo, todos passamos um momento ou dois admirando uma roupa que realmente tenhamos gostado, seja numa loja, em um amigo, ou usada por um estranho.

E, sim, todos nós sabemos que não é sobre “o que” está sendo usado, mas sim sobre “quem”. Existe algo de alguma forma cativante sobre o estilo de roupas, seja numa pessoa ou num manequim, que nos convence a parar por um momento. Para alguns, esse momento passa depressa. Para outros com uma mente mais criativa, pode durar mais tempo e se tornar uma obsessão.

Infelizmente, a triste realidade tem várias faces: Provavelmente não posso pagar por isso. Dificilmente fabricam do meu tamanho. Eu nunca poderia andar nesses sapatos. Provavelmente não ficaria desse mesmo jeito em mim. E a lista continua. Podem existir muitos fatores que achamos que nos “desqualificariam” de sermos os possuidores de uma determinada roupa. E, mesmo para aqueles que são capazes de obter uma desejada roupa, a satisfação não é, geralmente, longa, porque possessões materiais não oferecem felicidade duradoura.

No entanto, essa é a diferença em relação às roupas que nosso Pai celestial nos oferece. A veste da justiça de Cristo não nos custa absolutamente nada e um único tamanho veste a todos! Quão mais lógico é, então, investir na melhor qualidade de vestes que existe – uma feita no Céu e desenhada por Jesus? Ele oferece gratuitamente a cada um vestes de justiça confeccionadas manualmente. Precisamos apenas nos achegar a Ele. Então, Ele removerá nossas roupas de iniquidade e nos vestirá com o mais precioso manto. Seremos cobertos com vestes de salvação, e, independentemente do que tenhamos sido ou feito, Ele nos elevará às maiores alturas. Para as pessoas do tempo de Isaías e para nós, a pergunta é: reivindicaremos essas vestes, ou continuaremos vivendo na vergonha de nossa degradação e nudez? Ao estudar a lição desta semana, decida como você responderá a essa questão.

Mãos à Bíblia

1. Tendo como base os capítulos 1 a 5 de Isaías, que atitudes e ações das pessoas resultaram nessas advertências tão severas? Que paralelos você pode encontrar com a igreja hoje?


Lisa MunroeKingston, Jamaica



Segunda, 16 de maio
Evidência

De imundo a limpo


As palavras são frequentemente usadas em diversos idiomas com diferentes significados. O grego para esplendor, lamprotita ou lampsi, refere-se a “brilho”, “resplendor” ou “luminoso”, que é semelhante a luz. Em hebraico, indica “magnificente” ou “glorioso”. O hebraico e o grego para vestuário significam um tecido que envolve como um manto. Vestes de esplendor indicam roupas que envolvem em brilhante luz. Cristo nos convida para aceitarmos essas vestes de esplendor que Ele fez para nós. Mas por que precisaríamos dessas vestes?

Tornou-se necessário sermos vestidos para que pudéssemos esconder a vergonha de nossa nudez quando Adão e Eva pecaram e perderam suas vestes de inocência (Gn 3:10, 11). Desde então, temos tentado nos cobrir com muitos outros tipos de vestes temporárias (Gn 3:21).

Mas Jesus nos oferece vestes que não se desgastam ou se tornam fora de moda. No Calvário, Jesus pagou o preço para que pudéssemos ser revestidos de Sua glória. “Não dê ouvidos à sugestão do inimigo, de permanecer afastado de Cristo, até que você seja bastante bom para ir a Deus. Se esperar até lá, nunca você irá a Ele. Se Satanás denunciar suas vestes imundas, repita a promessa de Jesus: ‘O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora’ (Jo 6:37). Diga ao inimigo que o sangue de Cristo purifica de todo o pecado” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 205, 206).

Cristo nos oferece a veste da salvação e o manto da justiça (Is 61:10). Ele deu Sua vida para que pudéssemos usar essas roupas. Se as rejeitarmos, não teremos parte com Ele. Essa veste é essencial para cobrir nossa nudez e nos revestir em brilhante luz, uma luz que nos protegerá do mal e nos manterá fundamentados em nosso Deus.

Não podemos vestir o manto da justiça a menos que primeiro vistamos o da salvação. Ao vivermos pela justiça de Cristo, as pessoas veem uma acentuada diferença em nós e são atraídas. Também é por esse manto que podemos permanecer justos e puros diante do tribunal de Deus. Ele nos oferece essas vestes através de Seu amor.

Mãos à Bíblia

2. Leia Isaías 6:1-8. Como o profeta reagiu à visão de Deus? Por que isso é tão significativo, especialmente para nossa compreensão do plano da salvação?

3. Qual foi a solução para esse problema? Is 6:6, 7

Rohan Hall e O’Neil GordonKingston, Jamaica



 
Terça, 17 de maio
Exposição

Boa aparência


“A vestidura branca é a pureza de caráter, a justiça de Cristo comunicada ao pecador. Esta é na verdade uma vestimenta de textura celeste, que somente pode ser comprada de Cristo...” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 88).

Uma história de roupas (Gn 3:7, 8, 21). As roupas se tornaram importantes quando Adão e Eva se renderam às tentações de Satanás. Quando comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal, seus olhos revelaram a si próprios sua nudez. O pecado iguala a nudez tanto no nível físico como no espiritual. Com vergonha de sua nudez, eles costuraram folhas de figueira para se cobrirem. Embora Deus tivesse pronunciado julgamento sobre eles, Ele foi misericordioso. Deu-lhes outra chance para a vida eterna. Gênesis 3:21 nos conta que Ele lhes fez roupas de pele de animais. Isso nos mostra que Deus está no comando para nos vestir apropriadamente. Adão e Eva fabricaram as primeiras roupas, mas Deus os vestiu com roupas adequadas. Essas vestimentas “eram um lembrete constante de sua inocência perdida, da morte como salário do pecado e do Cordeiro Prometido que iria, através de Sua morte substitutiva, tirar os pecados do mundo. Ele [Adão], a quem tinha sido confiado o cargo de protetor da criação animal, se encontrou agora tristemente tirando a vida de um deles. Eles precisaram morrer para que ele pudesse viver (The SDA Bible Commentary, v. 1, p. 235.)

Ao se vestirem, Adão e Eva procuraram se salvar; mas eles não puderam. Somente as vestes de salvação e justiça de Deus poderiam fazer isso.

Vestes de esplendor (Is 61:10; Lc 4:16-29; Ef 6:11-17). As vestes de esplendor são características espirituais que precisamos desenvolver. Essas características removem o orgulho e louvam ao nosso Salvador. Isaías 61:10 nos diz que estamos vestidos com salvação e justiça. Quando Jesus vive em nós, refletimos Seu amor, graça, salvação e muito mais. Quando usamos essas vestes de esplendor, o mundo sabe que somos dEle.

Efésios 6:11-17 afirma que somos chamados para vestir toda a armadura de Deus. A armadura de Deus consiste em verdade, justiça, prontidão, fé, salvação e o Espírito Santo. Com essa armadura, podemos resistir às investidas de Satanás. Com ela, nosso caráter é aperfeiçoado e seremos capazes de permanecer firmes por Cristo.

Quando alguém vai para uma “balada”, se veste de uma certa forma. Quando alguém vai a um restaurante caro, se veste de acordo. Quando alguém caminha com Jesus, tem certa aparência. Quando as pessoas nos veem e nos ouvem, elas deveriam ser capazes de afirmar que andamos com Jesus. Todo nosso ser deveria ser uma testemunha. O próprio Jesus deixou um exemplo para nós. Lucas 4:16-20 nos diz que, quando Ele estava na Terra, as pessoas se maravilhavam com Suas palavras e comportamento. De fato, seus olhos estavam fixos nEle.

Recebendo vestes de esplendor (1Sm 16:7; Is 3:18-23; 1Jo 2:15).
Nos dias de hoje, a moda está em alta na agenda do mundo. No entanto, a moda oferece muitos estilos inapropriados. Deus tem algo melhor para oferecer – vestimentas que nos cobrirão espiritualmente. Isaías 3:18-23 nos mostra como um dia Deus tirará de nós tudo o que nos causa tanto orgulho, incluindo nossas roupas e acessórios caros. 1 Samuel 16:7, nos diz que o Senhor não nos vê do modo como nós enxergamos. Enquanto admiramos a aparência exterior de uma pessoa, Ele olha para o coração.

Como mordomos de Deus, temos a responsabilidade de retratar a Cristo fielmente. Não devemos fazer da beleza exterior nosso foco principal. Ao contrário, devemos nos concentrar em nossa beleza interior, desenvolvendo as qualidades de nosso Salvador. Essas qualidades serão refletidas na escolha de nossos trajes exteriores.

Fomos chamados para ser pessoas espirituais, que pensam, sentem e agem em harmonia com os princípios do Céu; mas, por causa do pecado, às vezes vamos no sentido exatamente contrário a isso. Porém, existe esperança. Deus providenciou vestimentas de esplendor para nós. Para que o Espírito Santo recrie em nós o caráter de Cristo, devemos nos envolver com o que produzirá pureza semelhante. Nossa beleza não deveria consistir em um estilo exterior, mas no estilo imperecível de um espírito gentil e calmo.

O texto do 1 João 2:15 nos encoraja a não amarmos o mundo ou as coisas que nele há. O mundo não pode nos salvar. Vamos aceitar e conservar as vestes de esplendor dadas a nós pelo nosso Salvador.

Pense nisto

1. O que você acha de pessoas que não demonstram importância ao seu visual exterior, mas afirmam estar conectadas espiritualmente?
2. Por que é tão difícil as pessoas aceitarem as vestes de esplendor que Deus quer dar, mas é tão fácil aceitar roupas de grife?
3. Pense em ambos os seus “guarda-roupas”: o físico e o espiritual. Como eles se assemelham/contrastam um com o outro? Qual armário está mais repleto e por quê?

Mãos à Bíblia

4. Leia Isaías 51:6-8. Que mensagem o Senhor está trazendo ao povo? Que contrastes são apresentados? Que esperança é oferecida?

Uma roupa pode ser danificada ou desgastada facilmente. Basta um pequeno descuido, e as melhores e mais ricas vestes podem ser arruinadas. Que paralelo apropriado para este mundo e as pessoas que nele vivem! Quão depressa passamos por aqui e quão depressa vamos embora!

No entanto, a vestimenta da justiça de Cristo é a única que traz salvação. Nesse ponto, o Senhor nos mostra as duas únicas opções dos seres humanos: destruição e morte eterna, ou vida sem fim em uma nova Terra, que não “envelhecerá como um vestido” (Is 51:6), mas permanecerá para sempre.

Andre-Paul Wright e Dian BaileyKingston, Jamaica



Quarta, 18 de maio
Testemunho

Comerciante celestial


“O grande Redentor Se representa como um comerciante celeste carregado de riquezas, indo de casa em casa, apresentando Suas inapreciáveis mercadorias (Ap 3:18). […]

Não podemos providenciar uma veste de justiça para nós mesmos, pois o profeta diz: ‘todas as nossas justiças [são] como trapos da imundícia’ (Is 64:6). Nada há em nós de que possamos revestir a alma de maneira que não apareça a sua nudez. Devemos receber a veste da justiça tecida no tear do Céu, isto é, o imaculado vestido da justiça de Cristo” (Ellen G. White, Nossa Alta Vocação [MM1962], p. 348).

“A veste nupcial é a justiça de Cristo e representa o caráter daqueles que serão aceitos como convidados para as bodas do Cordeiro. Todos aqueles que transgrediram a lei, que cometeram pecado, não podem encontrar propriedades salvadoras na lei que os condena, mas Cristo Se tornou o portador do pecado para o mundo todo. João diz: ‘Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo’ (IJo 2:1, 2). Todos aqueles que recebem a Cristo como seu Salvador pessoal renderão seus passos à Sua vontade e Seus caminhos. Eles lançarão seus pecados sobre Ele e se regozijarão na justiça de Cristo a eles imputada. Eles sabem o que significa ter as vestes trocadas. ‘Contudo, aos que O receberam, aos que creram em Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. […] Todos recebemos da Sua plenitude, graça sobre graça’ [Jo 1;12, 13, 16]. ‘Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele’ (Jo 3:36; Ellen G. White, The Youth’s Instructor, 21 de outubro de 1897).

Mãos à Bíblia

Ao ler o Antigo Testamento, a tendência é sempre ficar preso a todas as advertências de destruição iminente. Mas, repetidas vezes, em meio a advertências, o Senhor oferece escape da destruição.

5. Qual é a mensagem de Isaías 52? Que esperança é oferecida? Qual é o significado dessas “roupas de esplendor” (v. 1) que as pessoas são instruídas a vestir?



Roger DavisKingston, Jamaica




Quinta, 19 de maio
Aplicação

Roupas deslumbrantes


Nós nos vestimos diariamente e incluímos acessórios para adicionar beleza e objetivo às nossas roupas. Infelizmente, na vida espiritual, muitas vezes nos vestimos com roupas artificiais que prejudicam nosso relacionamento com Deus. Paulo nos adverte que também precisamos de vestes espirituais, porque não estamos lutando com homens, mas com reinos e poderes de mal.

O diabo tenta nos impedir de usar nossas vestes espirituais. Contudo, em Efésios 6:10-18, Paulo nos encoraja a nos vestir com toda a armadura de Deus.

Esta armadura inclui as seguintes partes:

Verdade e justiça. Nossa vida precisa ser um testemunho constante da verdade e justiça de Deus. Como o que você compra, especialmente em se tratando de roupas, testifica a respeito de seu relacionamento com Deus?

Missão. Jesus nos diz em Mateus 28:18-20 que precisamos fazer discípulos de todas as etnias e línguas. Nós somos comissionados a contar a todo o mundo sobre Seu amor e a salvação que Ele oferece. Que efeito nossa aparência tem em nossas palavras e ações? Nossas palavras e ações atraem pessoas a Cristo? Ou as afastam?

Fé. Mesmo se ela for tão pequena quanto um grão de mostarda, pode fazer grandes coisas. Quando usamos o escudo da fé, somos capazes de permanecer contra as mentiras do diabo. Duvidar de Deus é abaixar o escudo (fé), que dá ao diabo um alvo perfeito.

Salvação e o Espírito Santo. Consagração diária a Cristo é fundamental. É essa renovação diária da mente e coração que muda nossa percepção do mundo e como reagimos a ele. O texto do 2 João 2:15 nos diz para não amar o mundo nem as coisas que há no mundo. Quando nos unimos a Cristo, nos esquecemos do mundo e das coisas que nos separam de Cristo.

Nenhum conjunto está completo sem os acompanhamentos. Paulo nos adverte para orarmos sempre. Em 1 Tessalonicenses 5:17, ele nos diz para orarmos sem cessar.

A oração é a nossa linha de conexão com Deus, e não deveria ser jamais cortada.

Mãos à Bíblia

6. Quais são os temas de Isaías 61? Quais desses temas são selecionados e explicados no Novo Testamento? Veja, por exemplo, o verso 10. Como o evangelho é apresentado nesse capítulo?

7. Que promessas você pode tirar de Isaías 61? Como aplicar essas promessas na prática? O que precisamos mudar para receber essas promessas?


Camille MorrisKingston, Jamaica



Sexta, 20 de maio

Dissipando o engano do diabo


A Igreja hoje está enfrentando um problema – seus jovens adultos estão se tornando mais parecidos com o mundo. Muitos deles simplesmente não têm uma vida espiritual. Isso é evidente em seu comportamento, nas companhias que escolhem, nos lugares que frequentam, na imoralidade sexual com a qual estão envolvidos, nas brincadeiras ociosas e na maneira de se vestir. Se escolhermos permanecer vestidos de nossa natureza pecaminosa, negamos a Cristo. É quase como se estivéssemos envergonhados de estarmos no exército de Deus e dividirmos Seu amor e bondade com os outros. E ainda nos admiramos que o Senhor não tenha voltado!

Muitas vezes nós, que alegamos ser filhos de Deus, ainda permanecemos na beira do caminho, teimosos, obstinados, esperando para criticar os outros, não nos dando conta de que estamos agindo pelo espírito de Satanás. Essas ações não são características de estarmos completamente vestidos com as vestes da salvação oferecidas por Deus. Quando nos damos conta de que somos pecadores, salvos pela graça, quando pedimos que Deus nos vista, trocando nossas vestes e nos cobrindo com o manto da justiça, só então sentiremos compaixão pelos que estão sofrendo no pecado.

Para mim, ser vestido com vestes de esplendor e glória deveria ser algo bem mais importante aos olhos de todos. Apenas imagine um exército de soldados no campo de batalha usando roupas comuns. A destruição que o inimigo poderia causar nesse caso seria catastrófica. Soldados usam equipamentos de proteção, para resistirem aos ataques do inimigo bem como para serem distinguidos dele. Semelhantemente, precisamos ser vestidos de forma que nos possibilite resistir ao diabo, bem como ser identificados com Cristo. Para sermos vestidos com as vestes de Cristo, precisamos morrer diariamente para o pecado e submeter nossa vontade totalmente a Ele. Quando estamos completamente vestidos nessas roupas de esplendor, temos um desejo ardente de dividir as boas novas da salvação com todos aqueles com quem entramos em contato. O nosso andar, falar e olhar darão oportunidades para falarmos aos outros a respeito de como eles também poderão usar vestes de glória.

Mãos à obra

1. Investigue o custo de um casamento. Inclua o custo das flores, convites, enfeites para a festa, recepcão, etc. Como os dígitos que você descobriu se comparam ou contrastam com o preço que Cristo pagou pelo manto da justiça que Ele oferece a nós?
2. Componha uma música com as palavras de Isaías 61:10.
3. Escreva “instruções de cuidado” para manter a pureza do manto da justiça de Cristo, uma vez que alguém a tenha aceitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário