segunda-feira, 9 de maio de 2011

2º Trimestre Lição Jovens- Sua sombra 09/05/011

Segunda, 9 de maio
Exposição

Coberto, despido e protegido


Leia Salmo 91:4. O Deus do Universo está desejoso de nos cobrir, proteger e salvar. Ele está ansioso para nos fazer herdeiros de Seu reino. Ele sabe que amamos estar em nossa zona de conforto. Como Abraão, contudo, precisamos sair dela. Quando nos afastamos dessas zonas de conforto, encontramos segurança na sombra de Suas asas.

Sob Suas asas (Sl 63:7). Nesta semana, estudamos sobre a sombra das asas de Deus. As palavras “asas” e “sombra” têm muitas definições. “Asas” é definida numa variedade de formas, desde os dois membros superiores da maioria dos pássaros e morcegos até um meio ou instrumento de voo. Definições para “sombra” incluem: abrigo; proteção; uma imagem refletida; e uma figura escura ou imagem lançada por um objeto ou parte de um objeto sobre uma superfície que estaria iluminada por uma teórica fonte de luz. Assim como existem múltiplas definições das duas palavras escolhidas para o estudo da lição desta semana, também existem várias lições sobre a habilidade de Deus de cobrir, abrigar e proteger Seus filhos. A habilidade de Deus ultrapassa as funções e múltiplos significados dessas palavras.

Roupa sobre roupa (Sl 51:2). Enquanto eu observava na igreja uma bem vestida oradora exibindo sapatos e bolsa caros, pensei: “Como uma mulher pode caminhar tão confiantemente com aquele par de saltos apertados?” Quando chegou à frente, perguntou às pessoas, “O que vocês acham da minha roupa?” Ninguém respondeu. Então acrescentou: “Quantos de vocês já se perguntaram o que nosso Pai celestial quis dizer quando afirmou que Ele nos ‘cobrirá com as Suas penas’” (Sl 91:4)? Ela prosseguiu, “Deveríamos nos sentir seguros em nosso Pai celestial, não importa o que nos sobrevenha. Deus diz: ‘Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia (Is 26:3).’ Temos que ser cuidadosos para não permitir que os pecados nos oprimam. Como o rei Davi, deveríamos sempre orar ao nosso Pai celeste, porque só Ele apaga todas as nossas iniquidades e cria em nós ‘um coração puro’ (Sl 51:9, 10).”

Nossa palestrante começou a se despir em frente de todos nós. Debaixo de sua primeira camada de roupas, ela vestia roupas sujas. Depois, ela esfregou sujeira em seu rosto. Sua próxima pergunta à plateia foi: “Quantos de nós parecemos tão bem do lado exterior em nossos trajes apropriados, mas, por baixo, estamos maltrapilhos e esfarrapados?” Ela então começou a tirar aquelas roupas, e, abaixo delas, havia outras que pareciam nunca terem sido passadas. Então ela perguntou, “Quantos de nós estamos amassados por dentro? O que estamos usando para cobrir esses vincos? Estamos usando elegantemente roupas e artigos de embelezamento? Ou estamos usando produtos de maquiagem ou cirurgia plástica caros? Estamos vestindo a última moda ou seguindo a mais nova mania?”

Quando tirou outro jogo de roupas, ela estava em suas roupas de sábado – um simples, mas elegante vestido soltinho. Então perguntou, “Estamos indo a Cristo diariamente? Qual vestuário é necessário para nos apresentarmos diante do Mestre do Universo – o Mestre que te cobre e protege?” Finalmente, em seu verdadeiro vestido de sábado, nossa palestrante nos falou no sermão a respeito de como estamos protegidos nos braços de Deus.

No lugar de proteção (Sl 36:7). Com tudo o que o mundo tem a oferecer, é fácil ficar confuso sobre o que é realmente importante ou sobre quais devem ser nossas prioridades. É fácil tirar os olhos da bondade e do Doador da vida. É um desafio permanecer focalizado no Protetor do Universo – o único que possui todos os meios para prover o tipo de cobertura, vestuário e abrigo para nos manter a salvo e seguros. É de importância vital sempre lembrar que estamos seguros na sombra das asas de Deus. Apesar das distrações e confusão, frustrações e desapontamentos, perguntas e esperas, precisamos permanecer focalizados na verdade de que a constante segurança de Deus provê serenidade.

Estamos indo a Cristo diariamente? Estamos tentando servir nosso Pai celeste com todo o coração? Estamos esperando pacientemente pelas bênçãos abundantes que Ele nos oferece? Estamos permanecendo submissos, aguardando somente os incríveis presentes? Ou nossa visão está nublada com as coisas deste mundo, não completamente preparada para o lar celestial? Deus tem nos protegido sob Suas asas antes mesmo que Adão e Eva desobedecessem pela primeira vez. Essa proteção chega até nós, hoje.

Pense nisto

1. Como você espera que Deus o(a) proteja, abrigue ou cubra em sua vida diária?
2. Um cristão é seriamente ferido ou morto num acidente. Outro cristão é diagnosticado com uma doença grave, com risco de morte. Seus pais se divorciam, ou você não consegue dinheiro suficiente para pagar seus estudos até o fim do ano. Esses cenários podem significar que Deus não está protegendo essas pessoas sob Suas asas? Por que sim ou por que não?
3. Em quais formas você sente o poder protetor de Deus em sua vida hoje?
4. Leia 2 Samuel 11 e 12 e o Salmo 51 e responda às seguintes questões: (a) Que tipo de coisas nos separam da proteção de Deus? (b) Davi escreveu o Salmo 51 após ter buscado perdão para os pecados que estão registrados em 2 Samuel 11 e 12. Qual é a atitude de Davi? Por que tal atitude é necessária para viver sob as asas de Deus?

Mãos à Bíblia

2. Leia a parábola de Natã, em 2 Samuel 12:1-12. Por que revestir a verdade com uma história foi um modo eficaz de alcançar o coração do rei?

Apelando para o senso de justiça, a história relatada por Natã fez com que o rei se condenasse. O veredicto do profeta, “você é esse homem”, rasgou o véu do autoengano. A resposta de Davi, “pequei contra o Senhor”, foi atendida com as palavras “o Senhor te perdoou o teu pecado” (v. 13).

3. Por que o Senhor pôde remover ou cobrir o pecado de Davi? 1Jo 1:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário