terça-feira, 3 de maio de 2011

2º Trimestre Lição Jovens Elias e a capa de Eliseu 03/05/011

Terça, 3 de maio
Exposição

Roupas e rótulos


Os textos para a lição desta semana retratam algumas ideias interessantes sobre o conceito de vestuário. É importante notar que a seleção de textos, quando comparada a uma Bíblia cronológica, está também em ordem cronológica.

Ao estudar a lição desta semana, lembre-se de que, como “filhos das luzes”, nossa roupa deve refletir nosso Rei. Hoje, somos confrontados com o difícil desafio de darmos as costas para as “vestes de prostituição” que esse mundo tem a oferecer e nos voltarmos para o “manto” do Céu, oferecido por Deus.

Roupa e profissão (1Rs 19:1-19). O dicionário nos diz que um manto ou capa é uma peça do vestuário “larga, comprida e sem mangas, usado por cima do vestido.”1 Também pode ser um símbolo de autoridade “usado por soberanos, príncipes e cavaleiros de ordens militares etc., em cerimônias solenes.”2

Em 1 Reis 19:1-19, a palavra manto aparece pela primeira vez no verso 13. “O manto, confeccionado de pelos de camelo, era a túnica característica dos profetas (Mc 1:6; O Desejado de Todas as Nações, p. 102).”3 A história aqui é clara. Com seu manto rústico feito com pelos de camelo, Elias percorreu seu caminho a Horebe, ou o Monte de Deus. Ele tinha acabado de testemunhar o poder de Deus no vento, num terremoto e no fogo, quando ouviu o sussurro “tranquilo e suave” de Deus (verso 12). Como se quisesse se proteger da presença de Deus, Elias puxou o manto (ou capa) para cobrir seu rosto porque ninguém viu a Deus e permaneceu vivo. Aqui vemos o manto como proteção e refúgio.

No verso 19, o manto é usado com uma função diferente – um sinal do “chamado” ao Elias “lançar” a capa sobre Eliseu, enquanto ele caminhava. “Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a décima segunda parelha. Elias o alcançou e lançou sua capa sobre ele. (...) Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias (1Rs 19: 19, 21). É óbvio que, independentemente da forma como o chamado veio, ele foi claro, convincente e imperativo.

Roupa arejada – pano de saco (1Rs 21:21-29). A própria palavra evoca um punhado de tecido usado para fazer sacos. Em hebraico, é um “tecido folgado”4 Em alguns países hoje em dia, seria um saco de juta, de ração, ou de queijo, que é feito de uma gaze fina de algodão.

Significado do manto (2Rs 2:1-18). Ao Elias e Eliseu se aproximarem do rio Jordão, suas mentes devem ter se voltado a outras duas travessias na história – a do Mar Vermelho e a das águas do Jordão se levantando como uma parede, enquanto o povo de Israel atravessava rumo à Terra Prometida. Desta vez, no entanto, não foi a vara de Moisés, mas o manto enrolado de Elias que feriu as águas do Rio Jordão e miraculosamente as repartiram, permitindo aos profetas cruzarem para a outra margem em terra seca (2Rs 2:8).

A ação de Eliseu adicionou um significado ainda maior. Ele rasgou suas vestes e pegou o manto de Elias que tinha caído. “O ato de Eliseu rasgar suas roupas não era, provavelmente, uma indicação de sua tristeza, mas o fato de que, dali em diante, não precisaria mais de suas velhas roupas – ele usaria o manto de Elias... O manto era um símbolo do ofício profético de Elias... O manto fora deixado para Eliseu como um legado do profeta mais velho e como uma indicação de que ele precisaria assumir as responsabilidades de liderança que, até então, tinham sido desempenhadas por Elias. Retornando ao povo com esse distintivo de autoridade, ele seria reconhecido como o sucessor de Elias.”5

Vestes de má reputação! (Ez 16:15, 16). Essa última passagem trata das vestes de uma prostituta. Ezequiel, um grande profeta, está tentando trazer Jerusalém de volta de sua infidelidade. Vez após vez ela [Israel simbolizado como uma prostituta] tem se desviado tanto física como espiritualmente. Salomão disse que não existia nada novo debaixo do sol, e ainda hoje nos distritos da “luz vermelha”, a cor das roupas é a mesma. As perguntas importantes que precisamos fazer são: Qual é a cor do meu coração? Está ele manchado com o pecado, ou foi coberto pelo sangue de Jesus Cristo? A quem eu ofereço minha devoção? A lista de músicas no meu iPod reflete de que lado eu estou? Minha escolha de filmes me veste com as roupas de uma prostituta?

1. “Manto.” Wikcionário on-line. Disponível em: http://pt.wiktionary.org/wiki/manto.
2. Ibid.
3. The SDA Bible Commentary, v. 2, p. 826.
4. “Sackcloth”. Merriam-Webster Online Dictionary. 2010. Disponível em: <www.merriam-webster.com/dictionary/mantle>
5. Ibid. p. 853.

Mãos à Bíblia

Acabe tomou de forma fraudulenta e criminosa uma vinha que pertencia a Nabote. Elias foi instruído por Deus a adverti-lo de forma incisiva (1Rs 21:19).

5. Como devemos entender a resposta de Acabe em 1 Reis 21:21-29, especialmente tendo em conta o que esses versos dizem sobre o tipo de homem que ele era?

Quando Acabe ouviu as palavras de Elias, se apresentou ao Senhor de forma extremamente humilde (1Rs 21:27), rasgando suas roupas, vestindo pano de saco e até se recusando a comer. Na época, isso representava horror e tristeza. O texto não revela a profundidade e a duração desse arrependimento, mas o ato de rasgar o manto demonstrou a sinceridade de Acabe naquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário