terça-feira, 3 de maio de 2011

2º Trimestre Lição Jovens Elias e a capa de Eliseu 02/05/011

Segunda, 2 de maio
Evidência

Roupas de prostituição


Ezequiel 16 se concentra no julgamento do povo de Deus. Ao fazê-lo, o Senhor usa a simbologia da prostituição, comparando os israelitas a um bebê (menina) recém-nascido que foi abandonado e encontrado por Ele ainda com seu cordão umbilical e em meio ao sangue. Essa menina cresce e se torna uma prostituta.

O Senhor passa pelo bebê e o vê se “esperneando no sangue” (que representa a incapacidade e impureza de Seu povo) e simplesmente diz para ele viver. A partir da bênção de Sua palavra, a menina cresce e se transforma na “mais linda das jóias” (v. 4) e começa a se transformar em mulher. Porém, ainda não tem roupas. Está nua.

Deus então a veste, lava seu corpo ensanguentado e o recobre com óleo. Ele a enfeita e a veste com tecidos de linho fino. Então, ela começa a se orgulhar das roupas caras que Deus lhe deu, como se as tivesse conseguido por seus próprios méritos. Não demorou muito para que ela se entregasse a qualquer um. Os homens pegaram suas roupas coloridas e ela fez altares de idolatria. Da mesma forma como uma prostituta vende seu corpo por dinheiro, muitos israelitas se entregaram a Satanás. Eles se tornaram mentirosos e traidores, agindo como se o sucesso que alcançaram fosse resultado de suas próprias ações.

“Elevado ao pináculo da glória sob o próspero reinado de Salomão, Israel começou a confiar em sua grandeza e prosperidade. Perdendo de vista o elevado destino de Deus para os hebreus, Salomão começou a trabalhar para fazer de Israel um grande e poderoso império entre as nações da Terra. Para alcançar esse objetivo, ele se envolveu em contratos estrangeiros e alianças” (The SDA Bible Commentary, v. 4, p. 628). Representar o papel de uma prostituta “é uma metáfora para descrever as alianças estrangeiras, visando vantagens políticas, as quais Deus havia enfaticamente proibido (Dt 7:2; Jz 2:2), ou para descrever a substituição de qualquer forma de adoração que não ao verdadeiro Deus. A figura é comum nas Escrituras (confira Êx 34:15, 16; Lv 17:7; Dt 31:16; Jz 2:17; Is 1:21; Jr 2:20; Tg 4:4)” (Ibid., p. 628, 629).

Mãos à Bíblia

Eliseu foi chamado por Deus para levar o povo de Israel ao arrependimento. Enquanto ele trabalhava no campo, Elias chegou para lhe fazer o convite.

3. Como o chamado de Eliseu foi revelado ali no campo em 1 Reis 19:19?

4. O que o “manto” significa nos versos seguintes: Jó 1:20; Sl 109:29; Jd 22, 23; 2Sm 10:3, 4; Ez 16:15, 16?

Nenhum comentário:

Postar um comentário