segunda-feira, 16 de maio de 2011

Inspiração Juvenil -Você Enxerga Bem? 16/05/011

16 de maio segunda


Você Enxerga Bem?


Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber. Salmo 19:12

Precisei usar óculos apenas aos 18 anos. Hoje, nem me reconheço sem óculos. Parece que vai fazendo parte da nossa personalidade e não tem jeito. Mas confesso que deve ser muito bom olhar e enxergar direito sem os óculos. Já existe cirurgia corretiva e, no caso da miopia, ela é ainda mais eficiente, podendo zerar o problema.

Existem ainda aqueles que enxergam com nitidez as coisas, mas não conseguem discernir com exatidão as cores. A esses chamamos de daltônicos por causa de John Dalton (1766-1844), um químico inglês portador e estudioso desse problema.

O daltonismo é um distúrbio de visão que impede seu portador de distinguir determinadas cores. A doença está ligada ao cromossomo sexual humano e, portanto, se desenvolve muito mais seguidamente nos homens. Estima-se que haja no mundo 75 homens daltônicos para cada mulher, o que fez com que se acreditasse durante muito tempo que as mulheres eram imunes a ele. Os daltônicos têm visão noturna superior à de uma pessoa com visão normal.

Veja que, quando o assunto é visão, qualquer problema é muito incômodo. Existem pessoas com os olhos ressecados que precisam pingar colírio constantemente; outros que lacrimejam demais o tempo todo. Existem muitas possibilidades de problemas quando o assunto é visão.

Mas, com certeza, você já ouviu falar que “o pior cego é aquele que não quer ver”. Realmente, o maior problema de visão que existe é quando o indivíduo escolhe não enxergar. Todos estão vendo. É claro para todos ao seu redor, mas ele escolhe ver outra coisa. Isso é muito comum na juventude. Os pais estão vendo que aquele caminho é de dor e sofrimento, mas o filho não percebe, ou escolhe não perceber o perigo.

Espero que você não tenha nenhum problema de visão como eu, míope desde os 18 anos. Espero ainda mais: que você enxergue bem as coisas. Com os olhos de Cristo, a gente vê melhor. Com o conselho dos pais, a gente vê melhor. Lembre-se: um cristão vê mais longe ajoelhado do que um filósofo na ponta dos pés. Boa visão para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário