| Quinta, 28 de abril | |
Hipotermia espiritual |
Uma empresa de roupas de montanhismo indica três elementos indispensáveis para os montanhistas: (1) uma segunda pele na primeira camada de roupa, mais fina, diretamente em contato com a pele, com a função de retirar o suor do corpo para que este não se congele, causando hipotermia; (2) uma aconchegante camada do meio para reter o calor; e (3) resistência ao vento, repelir a umidade externa e permitir a transpiração é a função da terceira camada. Comparemos a seguir alguns privilégios espirituais com a função de cada uma das três camadas de roupas próprias para baixas temperaturas.
Segunda pele – a camada mais íntima. Quando observamos viajantes espirituais ensopados de suor, trabalhando sob pesados fardos, podemos lhes apresentar um Deus que nos veste com Sua especial “segunda pele”, que tem a função de remover a desconfortável sensação pegajosa de suor e os riscos fatais de acabarmos congelados por nossos pecados (Sl 103:1-12). Além disso, podemos repartir as boas-novas de que Deus oferece essa amizade íntima para Se unir pessoalmente a cada um de nós ao prosseguirmos adiante e para o alto em nossa jornada espiritual diária (Mt 11:28-30; Gl 5:1).
Calor – a camada do meio. Ao encontrarmos viajantes desanimados, podemos aquecer seu estado de espírito congelado lhe oferecendo nosso companheirismo. Podemos repartir um calor ainda maior lhe apresentando a Cristo, o Companheiro constante (2Co 13:14; 1Jo 1:1-4).
Resistência – a protetora camada exterior. Da mesma forma como prestamos atenção aos viajantes experientes já castigados pelo tempo, podemos refletir o amor de Deus que tem o poder de prevenir e curar os danos do pecado. Podemos indicar Seu amor como a mais valiosa de todas as coberturas protetoras (1Pe 4:8).
Assim como as rajadas geladas e as nevascas das provações causadas pelo inimigo têm o objetivo de congelar o amor em todos os corações humanos, nós podemos, com a ajuda de Deus, combater o terrível mau tempo usando e compartilhando as vestes espirituais apropriadas.
Mãos à Bíblia |
5. Leia Hebreus 4:14 e 15. Que esperança esses dois versos trazem a sua vida e a sua luta contra a tentação? Por Cristo habitar hoje, como nosso sacerdote, no santuário celestial, Ele também usa o peitoral em Seu coração. Ele vive “sempre para interceder” (Hb 7:25). É tocado pelos nossos problemas, dores e tentações. 6. Que promessas há para nós em Hebreus 8:10-13? Como essas promessas deveriam se manifestar em nossa vida? Ao sermos cobertos com as vestes de justiça, podemos praticar essa justiça em nossa própria vida. Isso é o coração e a alma da Nova Aliança. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário