sexta-feira, 4 de março de 2011

Lição 10 dos Adultos "Inveja" 04/03/011

Sexta


Estudo adicional


Satanás foi outrora um honrado anjo no Céu, o primeiro depois de Cristo. Seu semblante, como o dos outros anjos, era suave e exprimia felicidade. Sua testa era alta e larga, demonstrando grande inteligência. Sua forma era perfeita, seu porte, nobre e majestoso. Mas quando Deus disse a Seu Filho: “Façamos o homem à Nossa imagem” (Gn 1:26), Satanás teve ciúmes de Jesus. Ele desejava ter sido consultado sobre a criação do homem, e porque não o foi, se encheu de inveja, ciúmes e ódio. Ele desejou receber no Céu a mais alta honra depois de Deus (Ellen G. White, Primeiros Escritos, p. 145).

“Um grande defeito no caráter de Saul era seu amor à aprovação. Essa característica tivera uma influência preponderante em suas ações e pensamentos; tudo se assinalava pelo seu desejo de louvor e exaltação própria. ... Era a aspiração de Saul ser o primeiro na estima dos homens; e, quando foi entoado o cântico de louvor a Davi, uma firme convicção entrou na mente do rei, de que Davi ganharia o coração do povo, e reinaria em seu lugar. Saul abriu o coração ao espírito de inveja de que sua mente estava envenenada” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 650).

Perguntas para reflexão
1. Por quantas coisas você é grato? Por que é tão importante se demorar nessas coisas, em vez de em seus problemas?
2. Pense em alguns dos personagens da Bíblia que demonstraram inveja na lição desta semana: o anjo superior no Céu, o rei de Israel, os líderes religiosos em Israel. Todos esses estavam em posições exaltadas; todos tinham muito. Mas permitiram que a inveja invadisse os sentimentos e provocassem desolação. A inveja é um problema interior, do coração, e não apenas algo que provém de condições externas. Por que alguém podia ter tanto do que este mundo oferece e ainda ser contaminado pelo veneno odioso da inveja?
3. Ellen White escreveu em Patriarcas e Profetas (veja a citação acima) que “o grande defeito” no caráter de Saul foi “seu amor à aprovação”. Só um “pequeno” defeito, e veja o que aconteceu! O que esse fato deveria nos dizer sobre o perigo de não buscar vencer todas as falhas de nosso caráter antes que elas nos vençam? Que promessa da Bíblia você pode reivindicar para ter a esperança e encorajamento para vencer esses defeitos de caráter?

Nenhum comentário:

Postar um comentário