Devemos Obedecer Sempre?
Então Pedro e os outros apóstolos responderam: – Nós devemos obedecer a Deus e não às pessoas. Atos 5:29
Um dia, li a história de um menino muito bagunceiro que, em muitas ocasiões, chegava a ser inoportuno. Não tem nada de errado em ser alegre e feliz, mas tudo tem limites. A história que li dizia que ele estava em pé na cadeira, pulando e dançando, na hora do jantar. Depois de várias advertências, o pai teve que falar mais sério com o garoto. Por algum tempo, o menino ficou sentado, de braços cruzados, com cara emburrada. Então, falou: “Estou sentado só por fora, mas por dentro continuo de pé.”
O menino não reconheceu a autoridade do pai nem que estava errado. Obedeceu pela força e não por amor.
Você já parou para pensar que a vida está cheia de “obedecer”? Obedecer aos pais, aos professores, às leis de trânsito e às leis do país são algumas delas. Devemos respeitar aos professores e obedecer-lhes; eles são um dos meios pelos quais adquirimos conhecimento que aplicaremos à vida toda. Honrar aos pais é um mandamento bíblico.
Mas também é verdade que existem coisas que não devemos obedecer. Se alguém nos manda fazer algo errado, devemos desobedecer. Como saber quando e a quem obedecer? Todas às vezes que tiver que obedecer a alguém ou a alguma lei, você deve pensar se esse alguém ou essa lei estão de acordo com o que a Bíblia ensina.
Ananias, Misael e Azarias desobedeceram ao rei e não se curvaram diante da imagem de ouro. Eles sabiam que poderiam morrer, mas preferiram obedecer a Deus. O Senhor ordenou que Noé construísse um barco em terra seca, e isso, aparentemente, não fazia nenhum sentido. Noé, porém, sabia que com Deus daria tudo certo.
O menino da história obedeceu a seu pai por obrigação e medo; e ainda ficou com raiva. Ananias, Misael, Azarias e Noé obedeceram por amor. Noé foi a primeira pessoa a quem Deus chamou de “justo” (Gênesis 7:1, ARA). Por meio de uma arca e de uma família, Deus preservou a humanidade. Noé e os jovens na Babilônia demonstraram que vale a pena obedecer. Na próxima vez em que tiver que obedecer, obedeça por dentro e por fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário