segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Inpiração Juvenil 28/02/011

segunda 28 de fevereiro


Você Está Apaixonado?


Como Jacó estava apaixonado por Raquel, respondeu: – Trabalharei sete anos para o senhor a fim de poder casar com Raquel. Gênesis 29:18

Uau! Hoje a meditação terá cheiro de rosas vermelhas! Hoje o céu será mais azul, os passarinhos sorrirão para você e até as buzinas dos carros serão música para seus ouvidos! Estar apaixonado é apaixonante. A gente sente frio na barriga só de ver a pessoa amada. Quando estamos em casa estudando, é difícil se concentrar na matéria, e o alvo do nosso amor tem o nome mais lindo do mundo, mesmo que seja “Patafúncio” ou “Patafúncia”.

A paixão é assim mesmo. Lembro-me de quando comecei a ficar apaixonado por aquela que se tornaria minha esposa. O sentimento foi crescendo e amadurecendo até virar amor. Começar o namoro não foi fácil. Ela resistiu tanto quanto pôde. Mas a força do amor foi mais forte que ela e começamos a namorar no dia 11 de julho de 1999. Como você sabe, deu casamento e hoje temos dois lindos filhos que são nossa razão de viver. Começou com paixão e terminou em amor! Lindo! Mas nem sempre é assim.

Estar apaixonado faz parte da nossa vida, e a sensação é maravilhosa. Mas a paixão pode ser uma faca de dois gumes. Se não escolhermos muito bem o alvo de nossos sentimentos, podemos nos machucar e sofrer muito. Já aconselhei muita gente ferida, com traumas profundos, por terem entregado todos os seus sentimentos em uma relação que, depois, se demonstrou frustrada, imatura e sem real compromisso.
A verdade é uma só: para amar é preciso maturidade de ambas as partes. É preciso cristianismo e cuidado com o sentimento do outro. Por isso, é necessário, às vezes, esperar um pouco para começar a viver algo tão bonito e importante como o amor. O que quero dizer é que, embora seja maravilhoso estar apaixonado e namorar, você não precisa ter pressa. Isso mesmo! Você tem a vida toda pela frente. Talvez ainda seja o momento de passar mais tempo com os amigos e curtir esse lado maravilhoso da adolescência.

Por isso, tenha muitos amigos, saia, passeie, brinque, se divirta como cristão e espere um pouco quando se tratar de “paixonite aguda”. Tenho certeza de que Deus tem alguém muito especial reservado para você e, no momento certo, Ele vai apresentá-lo. Você está apaixonado? Pare e analise se hoje é o melhor momento para isso. E, na hora certa, bom namoro!

Meditação da Mulher- 28/02/011

28 de fevereiro segunda


Orar Pode Ser tão Simples!


Orem o tempo todo. Peçam a Deus qualquer coisa que esteja de acordo com os desejos do Espírito Santo. Argumentem com Ele, fazendo-O lembrar-Se das necessidades de vocês, e continuem orando fervorosamente por todos os cristãos em toda parte. Efésios 6:18, BV

Eu estava sentada no jardim, conversando com minha filha de 6 anos de idade acerca do jardim da infância, da escola, do aniversário do vovô que se aproximava e das nossas últimas férias na Áustria. De repente, o semblante de Janina assumiu uma expressão pensativa. Ela se levantou com um salto, correu até a sala e olhou o relógio. Por um breve momento, ficou parada quieta, atônita.

Quando voltou para o jardim, sentou-se ao meu lado, cruzou as mãos em oração e fechou os olhos. Em voz baixa, murmurava para si mesma. Seguiu-se um silêncio completo. Eu me perguntava o que seria aquilo. Finalmente, Janina abriu os olhos e disse: “Minha amiga Samira tem uma prova de inglês na escola, hoje. Ela me mostrou a que horas isso aconteceria, e como os ponteiros do relógio indicariam o momento certo. Prometi que oraria por ela, e sei que Deus pode ajudar.”

Tocada pela fé desta criança, perdida em meus pensamentos, tomei minha filhinha nos braços. Para uma criança pequena, como é simples e natural orar! Quem dera que nós, adultos, fizéssemos a mesma coisa! Deus gosta de ser incluído em nossa rotina diária. Anela partilhar nossas alegrias e tristezas. Ele responde às orações. A oração faz a diferença!

Que privilégio deixar cada dia aos cuidados e sob a guia de Deus! O simples fato de saber que nada vai acontecer em minha vida antes de passar pelos olhos de Deus me ajuda a iniciar cada novo dia com segurança.

Uma das melhores experiências que Deus nos oferece para aliviar o estresse é a oração. No fim de cada dia, podemos entregá-lo a Deus, deixando para trás tudo o que constituiu um fardo, uma tristeza ou uma dor. Ele deseja que você e eu o façamos vez após vez.

Contudo, não são apenas os tempos difíceis em minha vida que me fazem falar com Deus, mas também os momentos felizes. Algumas situações podem exigir mais de mim do que sou capaz de dar. Nesses momentos, ajuda lembrar que Deus me conhece e me compreende. Muito obrigada, Senhor!

Sandra Widulle

Meditação Diária- 28/02/011

28 de fevereiro Segunda


Cuidado com Suas Emoções


Que cada um de vocês esteja seguro de estar fazendo o melhor, pois assim terá a satisfação pessoal de uma obra benfeita e não precisará se comparar com outra pessoa. Gálatas 6:4, A Bíblia Viva

Ele acontece na família, no trabalho, na igreja e até entre amigos. Talvez seja uma das primeiras emoções na história da humanidade. Esteve presente no incidente de Caim e Abel; com os irmãos de José ao verem o tratamento e os presentes que o pai dava para ele. Esteve no coração de Saul quando Davi recebia os elogios, as músicas e o carinho de todos. Esteve também na reação do irmão do filho pródigo: “Como é que ele gastou tudo e foi recebido com festa?” No centro do ciúme está o pressentimento de que alguma coisa que me pertence e esteve sob meu domínio está passando para o controle de outra pessoa.

Um principiante que chegou é indicado para dirigir a área na qual você é especialista, e você é transferido para uma área em que não há visibilidade. Sente que está perdendo posição, status, poder e influência. Outro colega leva vantagem sobre você ao ser o primeiro a lançar uma ideia, um projeto, e o nome dele se torna motivo de comentários elogiosos. Você fica atormentado de raiva e ciúme. Ou é o recém-chegado que está atraindo para si até mesmo seus melhores amigos e você fica com medo de perder seu espaço.

Um incidente no qual o ciúme é bem exemplificado ocorreu na vida de três irmãos. Todos reconheciam que eles tinham sido escolhidos por Deus. Miriam, como profetisa, talentosa na música e na poesia. Arão, sumo sacerdote e líder espiritual. Moisés, líder de Israel no deserto.

O descontentamento aumentou quando Moisés indicou setenta líderes como auxiliares sem consultar seus irmãos mais velhos. “Olha só, nem fomos consultados para essa indicação. Afinal de contas, para que estamos aqui?”

E no centro da conversa estava o ciúme. “Ele está monopolizando tudo. Faz parte de oito comissões. Não há um só mês em que seu nome não apareça na seção de notícias da revista. É convidado para todas as campais e está afinado com as tribos ricas do sul: Rubem, Simeão e Gade.”

Contextualize e você verá até onde pode chegar o ciúme. A Palavra de Deus tem uma advertência e um conselho para nós: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos” (Pv 14:30). Com espírito de humildade e convicção dos talentos que o Senhor nos deu, independentemente do lugar e da posição que ocuparmos, poderemos cumprir a missão que nos cabe.

Lição 10 dos Jovens "Ciúme e Inveja" 28/02/011

Segunda, 28 de fevereiro
Evidência

Lúcifer, Hera ou Deus?


Extremamente ciumenta e vingativa, a deusa Hera da mitologia grega odiava Páris, porque ele não a escolheu como a deusa mais bonita. Também odiava os filhos de seu marido Zeus. Uma versão da história diz que, devido a seu ciúme por Zeus ter tido uma filha (Atena) fora do casamento, se vingou tendo um filho sozinha, fora do casamento. Depois, ela ficou tão decepcionada com a aparência desse filho que o atirou para fora do Monte Olimpo.1

Assim, vemos que o ciúme normalmente gera conflito. Quem dentre nós já não caiu em sua cilada? O ciúme pode fazer com que sejamos vingativos, insensíveis e rudes. Como Lúcifer (Is 14:12-14), muitos de nós temos tudo o que precisamos. Contudo, sempre há alguma outra coisa que desejamos ou alguém de quem temos ciúme, porque essa pessoa tem algo que gostaríamos de ter. Lúcifer era o próximo em poder após Cristo,2 e portanto tinha grandes responsabilidades. Contudo, desejou mais: “Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo” (Is 14:14).

Muitas famílias já foram destruídas por causa do ciúme, muitas guerras travadas e muitas vidas tiradas. A cobiça é um pecado (Ex 20:17). Então, por que Deus diz repetidamente que Ele é ciumento (zeloso)? A palavra grega para ciúme, zelos, significa “ter zelo” e “ser ciumento”.3 Zelo significa “entusiasmo enérgico e persistente, especialmente por uma causa ou ideia”.4 E um dos significados de “ciumento” é “aquele que exige lealdade ou devoção exclusiva”.5 Será que esses dois sentidos não representam perfeitamente o que Deus sente? O ciúme divino não é feio ou destrutivo. Vemos Seu zelo por nós através da vida e morte de Seu Filho em nosso lugar.
“Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Rm 5:8).

1. Wikipedia. “Hera.” Disponível em: <http://en.Wikipedia.org/wiki/Hera#cite.note-15>
2. The SDA Bible Commentary, v. 4, p. 179.
3. Wiktionary. “Jealous.” Disponível em: <http://en.wiktionary.org/wiki/jealous>
4. Encarta Dictionary: English (North America). “Zeal.”
5. Encarta Dictionary. English (North America). “Jealous.”

Mãos à Bíblia

3. Pense na história de José. Que atitude de seus irmãos os levou a cometer esse crime tão grave? Qual foi o papel da inveja? Gn 37:1-36

Lição 10 dos Adultos "Inveja" 28/02/011

Segunda


Os irmãos de José


Com muita frequência, surgem inveja e ciúmes entre aqueles com quem somos muito íntimos, e isso torna ainda mais devastador o potencial para graves consequências. Realmente, uma grande quantidade de agressões (físicas ou psicológicas) e inveja existe hoje dentro do círculo familiar e, frequentemente, na raiz desse problema está a rivalidade entre os membros da família.

3. Pense na história de José. Que atitude de seus irmãos os levou a cometer esse crime tão grave? Qual foi o papel da inveja? Gn 37:1-36

É difícil acreditar que esses irmãos pudessem ter sido tão cruéis. Eles também não pensaram no que suas ações fariam a seu pai. Sua inveja se tornou tão poderosa que prevaleceu não apenas sobre o bom senso, mas também sobre a decência e moralidade. Que lição poderosa deve ser para todos nós quanto ao perigo potencial dessa emoção! Não é de estranhar que haja um mandamento inteiro dedicado a nos advertir contra ela (veja Êx 20:17).

Além de toda a dor que suas ações provocaram sobre si mesmos e sobre seu pai, eles também temeram o que José lhes faria depois da morte de seu pai, Jacó (Gn 50:15).

Mas a atitude de José não podia ter sido mais nobre, pois ele disse: “Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus?” (v. 19). José entendeu que seu dever era perdoar os ofensores e confiar na misericórdia e justiça de Deus.

A vida de José tem sido comparada com a vida de Jesus Cristo. A inveja moveu seus irmãos a vendê-lo como escravo; alguns sacerdotes e anciãos tinham inveja de Jesus, e essa inveja alimentou suas ações contra Ele. José foi vendido aos pagãos; Jesus foi vendido a Seus inimigos. José foi acusado falsamente e enviado para a prisão por causa de sua virtude; Jesus foi acusado falsamente e rejeitado por causa de Sua justiça. José demonstrou nobre benevolência para com seus irmãos; Jesus, também, perdoou Seus inimigos. As más ações contra José, por fim, levaram para o bem; a mesma coisa aconteceu a Jesus, no sentido de que o mal feito contra Ele foi igualmente transformado em bem.

Que dor e sofrimento a inveja e os ciúmes – seus ou de outra pessoa — provocaram à sua vida? Que lições você aprendeu dessas experiências? Com que frequência você também sentiu inveja a respeito de coisas que hoje parecem triviais e sem sentido? Que lição você deve aprender desses fatos?

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Lição 10 dos Jovens "Ciúme e Inveja" 27/02/011

Domingo, 27 de fevereiro
Introdução

Livres dos ciúmes?


“Antes eu achava que ele fazia essas coisas porque me amava. Mas agora não acho mais isso. Sinto-me sufocada. Sinto-me como se ele não confiasse em mim. Isso está realmente afetando nosso relacionamento, e acho que está afetando até nossos filhos”. Alícia estava relatando alguns episódios que confirmavam que seu marido tinha ciúmes dela. Ele telefonava para ela várias vezes durante o dia para saber o que ela estava fazendo. Ficava nervoso se ela chegasse tarde em casa e sempre ouvia as conversas dela ao telefone. “Não aguento mais” – Alícia confidenciou a sua amiga – “quero o divórcio.”

A jovem Kaden cresceu num lar cristão e entregou sua vida ao Senhor. Ela era talentosa, extrovertida, “a menina dos olhos” de todo mundo. Fazia parte da maioria das comissões de sua igreja e sempre era chamada a participar dos programas. Um dia, Christen começou a frequentar a igreja, batizou-se e foi chamada para fazer muitas das coisas que as pessoas antes pediam que Kaden fizesse. Kaden se ressentiu com Christen por “tomar seu lugar” e logo começou a não gostar de outros membros da igreja também. Parou de frequentar aquela igreja e se mudou para outra.

O ciúme pode despertar uma série de outras emoções e comportamentos, incluindo raiva, cobiça, ressentimento, suspeita, desconfiança e calúnia (Cl 3:5, 8) – hábitos que não devem ser cultivados por ninguém que deseje edificar um caráter semelhante ao de Cristo.

A Bíblia declara que Deus é “zeloso” (ciumento) (Êx 20:5; 34:14; Dt 4:24; 5:9; 6:15; Js 24:19), e alguns podem usar esse verso para justificar seu ciúme. Contudo, o ciúme de Deus significa que Ele “Se recusa a partilhar Sua glória com os ídolos”1 e que “não aceita a adoração e o serviço de um coração dividido”.2

O ciúme tem muitos efeitos negativos sobre nós e sobre outros, inclusive a má saúde e o dano dos relacionamentos. Como cristãos, não estamos imunes a esses sentimentos. Portanto, nesta semana olharemos para a inveja e o ciúme e veremos como podemos vencer essas emoções perigosas.

1. The SDA Bible Commentary, v. 1, p. 602.
2. Ibid.

Mãos à Bíblia

1. Qual foi a causa da expulsão de Satanás do Céu? O que isso diz sobre a possibilidade de surgir essa característica terrível mesmo em um ambiente perfeito? Is 14:12-14

2. O que nos diz Tiago a respeito dos males provocados pela inveja? Tg 3:16, 17

Lição 10 dos Jovens "Ciúme e Inveja" 26/02/011

Lição 10




Ciúme e inveja


Casa Publicadora Brasileira – Lição dos jovens 1012011



“O rancor é cruel e a fúria é destruidora, mas quem consegue suportar a inveja?” (Pv 27:4).

Prévia da semana: A inveja e o ciúme foram a porta de entrada do pecado no Universo, e ainda causa muitos problemas à humanidade. Para ser felizes, precisamos aprender a viver contentes com o que temos e somos.

Lição 10 dos Adultos "Inveja" 27/02/011

Domingo


Na raiz do mal


1. Qual foi a causa da expulsão de Satanás do Céu? Is 14:12-14. O que isso diz sobre a possibilidade de surgir essa característica terrível mesmo em um ambiente perfeito como o Céu?

A Lúcifer, a criatura mais magnífica saída das mãos de Deus, foi dado o lugar mais elevado no Céu, depois da Divindade. Sua honra, beleza e inteligência eram supremas, e, ainda assim, o pecado cresceu dentro dele (Ez 28:12-15). A perfeita paz e felicidade de todas as criaturas foram transtornadas por esse ato de exaltação própria e inveja em relação a Cristo.

“Serei semelhante ao Altíssimo” (Is 14:14) foi o pensamento que ativou dissensão, rebelião, violência e muita dor a todos os habitantes do Céu e, depois, para toda a família humana. “Satanás teve ciúmes de Jesus. Ele desejava ser consultado sobre o plano de criação do homem, e porque não o foi, encheu-se de inveja, ciúmes e ódio. Ele desejou receber no Céu a mais alta honra depois de Deus” (Ellen G. White, Primeiros Escritos, p. 145).

Em contraste, olhemos a Jesus. A concepção do pecado por meio de inveja e egoísmo é repelida pela disposição de Jesus de ser humilhado ao nível mais baixo da humanidade e ser morto, como um criminoso, para que cada um de nós pudesse ser salvo da total destruição provocada pelo pecado (2Ts 1:9).

2. Que contraste dá Tiago a respeito dos males provocados pela inveja? Tg 3:16, 17

Nossa natureza é tão pecaminosa que a primeira má ação torna mais fácil a seguinte. Quando o caminho errado é iniciado mediante inveja e ambição egoísta, o resultado parece ser uma ampla variedade de pecados: “confusão e toda espécie de coisas ruins” (v. 16), como Tiago descreve. A notícia maravilhosa é que há lugar para outra opção, que é “pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento” (v. 17). Essa opção é o amor.

Lúcifer não considerou o que tinha; ao contrário, escolheu cobiçar o que Cristo tinha. Com que frequência tendemos a fazer algo semelhante? Quanta inveja e ciúmes você abriga pelos que têm “mais” que você? Como você pode vencer essa emoção perigosa?

Lição 10 dos Adultos "Inveja" 26/02/011

Lição 10


Inveja


Casa Publicadora Brasileira – Lição 1012010



Sábado à tarde
Ano Bíblico: Dt 4–7

Verso para Memorizar: “Cruel é o furor, e impetuosa, a ira, mas quem pode resistir à inveja?” (Provérbios 27:4).

Uma das emoções mais devastadoras é a inveja. É o tipo mais antigo de pecado (Is 14:14) e pode ferir não só as relações interpessoais (2Co 12:20) mas também a saúde física (Pv 14:30).

A inveja costuma ser pessoal; ela atinge aquele que é percebido como rival e ameaça. Como resultado, frequentemente, a inveja provoca violência, tanto psicológica (abuso verbal, calúnia, crítica) como física. Quem em determinado tempo, não sentiu a infelicidade que essa emoção provoca?

Esta lição fornece exemplos de pessoas que permitiram que a inveja afetasse seu comportamento: Satanás, os irmãos de José, o rei Saul e os principais dos sacerdotes dos tempos do Novo Testamento. O resultado sempre foi desastroso. O que surpreende, também, é que todos esses indivíduos invejosos desfrutavam elevados privilégios e posições. Mas todos caíram na armadilha do ódio à outra pessoa pelo que eram ou pelo que tinham.

O Senhor adverte a nos afastarmos desse caminho errôneo e deseja que Seus filhos amem o próximo a ponto de se alegrar com eles em seus dons, realizações e posses como se fossem nossos.

Inspiração Juvenil - Vamos Dividir?25/02/011

25 de fevereiro sexta


Vamos Dividir?


Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que Ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês. Lucas 6:38

Em casa éramos ao todo três irmãos. Mônica, a mais velha, era a mais inteligente dos três. Reinaldo, o do meio, o mais bondoso e sensível. E eu, o mais novo, o mais brincalhão. Éramos felizes e unidos, embora sem um centavo no bolso. Quando nossa mãe nos trazia alguma guloseima ou um alimento pouco usual em casa, sempre ouvíamos: “É para repartir ‘irmamente’!” Quando a divisão, por algum motivo, era só entre dois ficava mais fácil. A regra era clara: um divide e o outro escolhe. Assim, não havia maiores problemas. Mas quando a divisão era para os três, aí precisávamos da ajuda e presença da mãe!

Quando se vive como vivíamos, sem muitos recursos, se aprende rapidamente a dividir para que cada um tenha o seu bocado. O engraçado é que aquilo que a princípio era uma dificuldade, na vida adulta se tornou uma virtude para os três. Hoje em dia, em qualquer profissão, em qualquer área do conhecimento, mais do que nunca, precisamos respeitar o espaço do outro. Há uma frase importante que Mário Quintana escreveu: “Nada te pertencerá legitimamente enquanto ao outro faltar o necessário.”

Penso que a gente precisa entender que a derrota de um é o fracasso de todos. Quando um ganha, todos podemos nos considerar participantes da alegria! Como já foi dito, a matemática de Deus é diferente. Quanto mais se divide, mais se tem. É tão triste quando a gente encontra alguém egoísta!

Na primeira série, havia um colega que sempre tinha os melhores lanches. Era impressionante como cada dia ele conseguia trazer uma coisa mais gostosa que a outra. E você pode imaginar o que isso significa em uma primeira série: popularidade. Na hora do intervalo todos nós ficávamos perto dele. O problema é que ele não dividia nada. Em uma semana a popularidade dele acabou.

Quem não aprendeu a repartir, mais cedo ou mais tarde vai sofrer. Esta também é uma lei da vida: quem se doa recebe, quem divide tem mais para dar. É espalhando o amor que mais se tem. E então? Lembre-se da musiquinha: “Com duas bolachas contente estou, mas nada tens e uma eu te dou...” Mãos à obra!

Meditação da Mulher- Jesus Se Importa com as Mulheres 25/02/011

25 de fevereiro sexta


Jesus Se Importa com as Mulheres


A mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. Provérbios 31:30

Jesus tem enorme estima pelas mulheres, e há numerosas evidências disso na Bíblia. Quando Cristo ressurgiu da sepultura, a primeira pessoa a quem apareceu foi uma mulher, e Ele a encarregou de levar as boas-novas de Sua ressurreição aos discípulos. Que missão!
Jesus usou a corajosa rainha Ester para salvar Seu povo num momento em que parecia não haver outra saída. E que coragem teve ela quando foi ao rei, dizendo: “Se perecer, pereci.”

Por ocasião da morte de Lázaro, Jesus consolou Maria e Marta, misturando Suas lágrimas às delas. Então, lhes devolveu o irmão.

Penso na mulher apanhada em adultério. Quando todos os demais se voltaram contra ela, Jesus não a condenou – Ele a perdoou e a libertou.

Quando a viúva de Naim lamentava a perda de seu filho único, Jesus teve compaixão dela e, com amor, restaurou a vida do seu filho.
Sim, Jesus tem profundo interesse pelas mulheres. É muito terno para conosco. Ele nos compreende, nos ama incondicionalmente e conhece nossa estrutura, porque nos fez. Na Criação, quando viu quão solitário estava o homem, fez-lhe uma companheira: Eva foi tirada de uma costela de Adão. Deus escolheu cuidadosamente o osso lateral – não da cabeça, pois ela não devia ser dominadora; não dos pés, pois ele não devia pisoteá-la. Deus tomou a costela, da parte mais próxima do coração do homem – a sede de suas afeições –, e criou a mulher. O homem deve conservar a mulher junto ao coração. A mulher deve andar ao lado do homem como sua companheira, amiga e igual. Esse é o plano de Deus.

É uma lástima que essa bem-aventurança tenha sido maculada pelo pecado. Mesmo assim, Jesus ainda Se importa conosco. Seu amor por nós não se alterou. Ele anela restituir-nos ao nosso estado original, e Jesus já tomou providências para que sejamos restauradas. Ele deseja restaurar nosso caráter, nossa vida e nossos lares à condição da família edênica. Toda mulher atingirá seu potencial máximo. Você está ansiosa por esse dia? Eu sim! Preparemo-nos para ele!

Jacqueline Hope HoShing-Clarke

Meditação Diária- Crescimento em Cristo 25/02/011

25 de fevereiroSexta


Crescimento em Cristo


Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo nAquele que é a cabeça: Cristo. Efésios 4:15

Há uma febre e corrida geral pelos suplementos vitamínicos. Os atletas que querem obter melhor desempenho, ganhar ou perder peso, melhorar a velocidade e a resistência são os mais tentados a usá-los.

No crescimento espiritual, também somos desafiados a sair de onde estamos para um estágio melhor. O apóstolo Pedro, falando desse esforço, diz: “Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude, à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor” (2Pe 1:5-7).

No início dessa epístola, ele apresenta uma escada de crescimento cristão, e no fim da carta diz: “Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 3:18). Sem ferir a seriedade do texto, poderíamos chamá-lo de “suplemento espiritual”. Por isso, o apóstolo recomenda que sejam acrescentados à fé, e apresenta sete suplementos.

O primeiro degrau no crescimento espiritual é a virtude, excelência moral. O segundo é o conhecimento, especialmente a educação espiritual. Segue-se o domínio próprio ou autocontrole, ou seja, a capacidade de conter e dominar nossos desejos. Depois do domínio próprio, vem a perseverança, ou seja, aprender a continuar com paciência. A piedade, o amor fraternal e o amor desinteressado são os últimos. Devemos crescer espiritualmente em cada um desses sete degraus.

Com essa escada, o apóstolo apresenta outros conceitos relacionados ao crescimento cristão. O primeiro é o poder de Deus. Ele diz: “Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos” (2Pe 1:3). Vou subir essa escada, vou crescer, não pelo meu próprio poder, mas pelo poder de Deus. “É Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dEle” (Fp 2:13).

O segundo conceito é o do empenho humano. Além do poder divino, também existe o esforço humano: “Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês” (2Pe 1:10). Como disse Bradley Nassif: “A graça se opõe ao mérito, mas não ao esforço.” Deus vai fazer tudo para minha salvação, menos a minha parte. Agora que você foi salvo, pode ir a Deus e perguntar: “Senhor, o que devo fazer? Mostra-me a Tua vontade. Dá-me ideia do que devo ou não fazer para crescer na graça.”

Lição dos Jovens 09 "Autoestima"25/02/011

Sexta, 25 de fevereiro
Opinião

A casa é sua


Muitas vezes, em nossa casa, Rachel está na cozinha preparando o jantar. A máquina de lavar louças já fez sua parte e precisa ser esvaziada. Rachel começa a fazer isso, e, quando já está quase terminando, Gary entra na cozinha e diz: “Eu ia esvaziar a lava-louças”, ao que Rachel responde: “Sei que você iria, mas eu fiz isso porque tenho que fazer jus ao direito de morar aqui!” Gary sorri e diz: “Não, Rachel, você não tem que fazer jus ao direito de morar aqui, você pertence a esta família!”

É indescritível a onda de alegria que me invade o coração quando ouço as palavras “você pertence a esta família”. Eu me sinto tão querida e amada! Não há um modo mais forte de construir o senso de valor próprio das pessoas do que lhes comunicar que são parte do grupo, que têm uma contribuição a fazer, que são desejadas e queridas!

Jesus partilhou esses mesmos sentimentos quando falou sobre o valor dos pardais e a beleza dos lírios. Ele disse que as pessoas são mais valiosas que essas coisas. Ele nos deu valor! Quando convidou as crianças a virem a Ele depois de elas terem sido mandadas embora, indicou que elas eram valiosas. Falou sobre moedas, ovelhas e filho perdidos, terminando cada história com a descrição da alegria e comemoração que acontecia quando cada um era achado. Essas histórias falam do valor de pertencer a alguém. Jesus estava comunicando que somos queridos, amados e necessários!

E o melhor é ouvir as próprias palavras de Deus nos assegurando Seu amor e cuidado. Ouça a voz dEle ao ler estas palavras registradas em Isaías 43:1-3, e insira seu nome no lugar de “Jacó”.

Mãos à obra

1. Faça uma descrição de si mesmo da forma como você vê atualmente sua própria personalidade. Depois acrescente uma lista de encontros que você teve com Deus e compare isso com sua autoimagem.
2. Desenhe seu autorretrato com diferentes símbolos ao redor, que mostrem quem você é. Peça que seus amigos o analisem, dizendo se eles veem você da mesma maneira que você se vê.
3. Peça a amigos que alistem três das piores qualidades que há em você e três de suas melhores qualidades. Você acha que eles estão certos/errados? Por quê?
4. Retrate com mímica a história de Jesus e a mulher apanhada em adultério (Jo 8:1-11) e a apresente na igreja.

Lição 09 Adultos "Autoestima"25/02/011

Sexta


Estudo adicional


Se Deus cuida de um pardal... como Ele cuidará daqueles que foram comprados pelo sangue de Cristo? Uma pessoa vale mais que todo o mundo. Por uma única pessoa Jesus teria passado pela agonia do Calvário para que fosse salva para Seu reino. ‘Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais” (Ellen G. White, Review and Herald, 3 de maio de 1892).

“Perdemos muitas e ricas bênçãos porque negligenciamos buscar o Senhor com coração humilde. Quando formos a Ele com coração sincero, pedindo-Lhe que revele nossos defeitos, Ele nos mostrará um quadro verdadeiro de nós mesmos, refletido no espelho de Sua Palavra. Então, tendo nos visto como Deus nos vê, não saímos esquecidos de que tipo de pessoas somos. Vamos estudar cuidadosamente os traços defeituosos de nosso caráter e buscar graça para torná-los semelhantes ao padrão apresentado na Palavra de Deus” (Ellen G. White, The Lake Union Herald, 3 de novembro de 1909).

Os dois parágrafos acima nos dão uma compreensão adicional para manter o equilíbrio entre a inferioridade e a vaidade. Leia Romanos 12:2, 3 à luz desses textos para compreender melhor como alcançar um conceito próprio equilibrado.

Perguntas para reflexão
1. O século 20 foi um dos mais violentos da história, com assassinatos em massa em escala nunca vista antes. Como a visão darwinista da existência humana, que afirma que toda vida é produto de mutação fortuita e seleção natural, pode ser responsável, ao menos parcialmente, por esse total descaso pela santidade da vida humana? Em outras palavras, se somos apenas macacos avançados, produtos unicamente do acaso, qual é o valor inerente de uma vida individual?
2. Pense mais no que a cruz de Cristo nos ensina sobre nosso valor individual. Pense no que aconteceu na cruz, quem estava sobre ela, e o que significou Sua morte. Como a cruz deve nos ajudar a ter mais senso de qual realmente é nosso valor individual?

Respostas sugestivas:
Pergunta 1: Se somos produto de mero acaso, não temos muito mais valor que esta vida. Se somos criaturas de Deus, Ele nos atribui imenso valor,
Pergunta 2: No mesmo nível do nosso próximo. Nem acima, nem abaixo. Neste sentido, o amor próprio é apropriado.
Pergunta 3: Sem falsa modéstia, mas com a verdadeira modéstia cristã.
Pergunta 4: Resposta pessoal.
Pergunta 5: Todos somos iguais diante de Deus e uns dos outros. Toda discriminação é pecaminosa.
Pergunta 6: Deus mostrou nosso valor a ponto dar a vida de Seu Filho para a nossa salvação.
Pergunta 7: A renovação parte do interior transformado pelo poder de Deus e se manifesta em nossas atitudes e atos.
Pergunta 8: Veracidade, paz, honestidade e outras virtudes mais.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Inspiração Juvenil -Você se Acha Bonito? 24/02/011

quinta 24 de fevereiro


Você se Acha Bonito?


Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Mateus 23:27

Quando você se olha no espelho tem vontade de ficar olhando ou sair correndo? Você se acha uma das sete maravilhas do mundo antigo ou se sente uma das sete maravilhas de um saco de batata. Certa vez, estudei com um rapaz tão feio, tão feio, mas tão feio que ele era o mais bonito da classe! Explico.

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar, existiu um professor que influenciou a vida de milhares de pessoas. Seu nome: Pedro Apolinário. Tive o privilégio de ser seu aluno e, embora ele já estivesse bem velhinho, pude ouvir uma de suas histórias mais conhecidas. É a história do belo-feio, feio-belo, belo-belo e feio-feio.

O belo-feio é o menino ou menina belo por fora, mas feio por dentro. Existe bastante gente assim. Pessoas com rosto angelical. Mas, quando você vai conversar com elas, mal consegue ter um diálogo. O belo-feio é mal-humorado, soberbo, pensa ser a pessoa mais linda do mundo. Não adianta. É belo por fora mas feio por dentro. Quando eu era criança, ouvia da minha tia Celina o ditado: “Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento.”

O feio-belo também é do tipo comum. O coitadinho não tem como maior virtude a beleza física. Mas, quando você vai conversar com ele, tem vontade de conversar por horas! Bom papo, agradável, solícito, educado. Esses são, geralmente, excelentes amigos para se ter!
O belo-belo é como meu amigo Patrick. Bonitão, inteligente, um cara sensacional. É verdade que hoje em dia ele está um pouco fora do peso, mas isso é fácil de resolver. Para esse tipo de gente, é só alegria. São pessoas bonitas por fora e por dentro.

Agora, para o feio-feio tudo é mais complicado. O indivíduo já não nasceu com o rosto do Brad Pitt e ainda é egoísta, brigão, não estuda, só arruma confusão, seu palavreado não é dos melhores e não sabe nem fazer boas brincadeiras. Para ele, tudo na vida é mais difícil mesmo.

Mas a boa notícia de hoje é que não importa em qual dessas categorias você esteja, Cristo Jesus sempre pode ajudá-lo a melhorar. Já conheci pessoas que eram tão lindas por dentro que passaram a ser lindas para todos, como o caso do meu amigo na sala de aula. Reflita sobre você, pense, ore. Que seu dia seja belo-belo!

Meditação da Mulher -Amor Ilimitado --24/02/011

24 de fevereiro quinta


Amor Ilimitado


Como é bom e agradável quando [as irmãs] convivem em união! Salmo 133:1, NVI

A hostilidade é uma barreira muito difícil de vencer entre irmãos. Como José, na Bíblia, passei por uma experiência semelhante, embora tenha sido em grau menor. Não foi, porém, menos dolorosa. Talvez por ser eu a menina mais velha na família, meus avós tinham para comigo uma ligação forte e amorosa, que causava ciúme entre os outros netos. Nossa família, porém, não falava sobre esses problemas.

Quando eu tinha 11 anos, meus pais se separaram, e a situação entre mim e meus irmãos ficou insuportável. Então, aos 15 anos, casei-me só para sair de casa. Meu pai se mudou para São Paulo e lá aceitou a Jesus como seu Salvador. Pouco tempo depois, três dos meus irmãos mudaram-se para a casa do papai e eles também aceitaram a Cristo. Quando eu estava com 20 anos e separada do meu primeiro esposo, também fui para São Paulo. Na casa do meu pai, todos agora eram cristãos – exceto eu. Como eu amava meu pai e o respeitava, ia à igreja; mas não me sentia atraída a Jesus. Minha relação com meus irmãos me havia magoado profundamente. O amor de Deus, porém, é grande. Aprendi de Jesus e, algum tempo depois, O aceitei como meu Salvador.

Ao contrário das minhas expectativas, o relacionamento com meus irmãos e irmãs piorou, especialmente com uma irmã que era muito dedicada ao trabalho da igreja. Frequentemente, eu perguntava a Deus por que estava acontecendo aquilo. Decidi, contudo, obedecer ao Seu mandamento, pagando o mal com o bem. Três anos mais tarde, minha irmã passou por uma cirurgia de emergência. Deixei tudo para cuidar dela. No quadragésimo primeiro dia de sua hospitalização, ela melhorou surpreendentemente. Apertou minha mão, olhou nos meus olhos e disse: “Maria, Deus tem uma bela coroa para você. Eu jamais teria sido capaz de fazer o que você está fazendo por mim. Perdoe-me por tudo.” Na tarde seguinte, enquanto eu lhe segurava a mão, ela faleceu. Aguardo ansiosamente a vinda de Jesus, para que finalmente desfrutemos um relacionamento amoroso.

Louvo a Deus, que nos faz capazes de amar até mesmo aqueles que nos tratam mal. Como Jesus, podemos ter graça para lidar pacientemente com as coisas difíceis, pagando o mal com o bem.

Maria Chèvre

Meditação Diária- Integridade 24/02/011

24 de fevereiro Quinta


Integridade


Jacó aproximou-se do seu pai Isaque, que o apalpou e disse: “A voz é de Jacó, mas os braços são de Esaú”. Gênesis 27:22

Rebeca daria uma daquelas atrizes que atuam espetacularmente como espiãs. Elas conseguem informações privilegiadas sem ninguém saber como, nem onde. Ela chamou seu filho Jacó e disse: “Eu ouvi tudo. Seu pai vai abençoar seu irmão. Mas eu quero que você receba a bênção. Vamos armar alguma coisa. Fica só entre nós.” E explicou o plano para Jacó.

A reação de Jacó foi de surpresa. Não discutiu se era certo ou errado, mas se ia funcionar. “Deixe comigo. Vá por mim. Tudo vai dar certo. Fique tranquilo. Não se preocupe. Seu pai não vai descobrir”, disse Rebeca. A bênção seria dada. Significava posses, privilégios e influência. Nessa hora, quando interesses, dinheiro e poder estão em jogo, a integridade deve brilhar como farol, indicando como navegar com segurança.

Ato seguinte: preparo do guisado no “micro-ondas” de Rebeca. Jacó vestiu algo que nunca havia vestido e sem ter ensaiado imitar a voz do irmão, entrou nos aposentos do pai levando a bandeja com o prato preparado ao gosto dele. Isaque, em sua cegueira, duvidou de que em pouco tempo seu filho estivesse de volta com a caça. Nesse ponto, ao dizer que Deus o tinha ajudado a encontrar a caça rapidamente, a mentira de Jacó até então escrita em fonte light, foi reescrita em negrito. O pai pediu que Jacó se aproximasse. “Deixe-me apalpar... deixe-me sentir o cheiro das vestes. Humm... é verdade. A voz é de Jacó, mas as mãos são de Esaú.” Não havia Estatuto do Idoso, nem se falava em falsidade ideológica, mas o que Jacó estava fazendo era o avesso do respeito à experiência; era tirar vantagem da idade e cegueira do pai. Faltava coerência entre o interior e o exterior; consistência entre palavra e ação; entre a voz que falava e as mãos que faziam.

Faltava integridade, palavra que traz em si a ideia de número ou valor inteiro. Não é um valor aproximado, nem fração, porcentagem de outro número. Nem é o 6 virado em 9 ou o 9 virado em 6. Não é um 8 cortado pelo meio.

Quando Isaque disse a Jacó que faltava integridade entre a voz e as mãos, estava advertindo a todos nós para que sejamos verdadeiros naquilo que falamos, que não manipulemos as situações em nosso favor. E que deixemos de lado táticas que demonstrem esperteza.

A promessa para aquele que anda em integridade é: “A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo” (Sl 112:4).

Lição dos Jovens 09 "Autoestima"24/02/011

Quinta, 24 de fevereiro
Aplicação

Autoestima cristã


Como obtenho uma autoestima cristã? Primeiro, compreendendo e aceitando o valor que Deus dá a nós. Em Romanos 5:8 lemos que Cristo morreu por nós enquanto ainda éramos pecadores. Quando escolhemos acreditar em nosso valor próprio com base no conceito que Deus tem de nós, em vez de nas mensagens distorcidas que outros pecadores aqui da Terra podem projetar sobre nossa autoimagem, começamos a obter a verdadeira autoestima cristã!

Como posso manter uma autoestima cristã? Depois de termos um vislumbre de nós mesmos através dos olhos de Cristo, precisamos resistir ao impulso de criticar aquilo que Deus valoriza tanto. Desprezando a nós mesmos ou a outros, estamos criticando Aquele que nos criou. Paulo fala sobre uma renovação de nossa mente como uma forma de lidar com esse modo insano de pensar. “Você precisa se tornar um sócio de Deus neste processo de reprogramação e renovação. Essa obra é um processo contínuo, não uma crise repentina. Não conheço uma única experiência cristã que irá mudar sua autoimagem da noite para o dia. Você precisa ser ‘transformado pela renovação da ... sua mente’ (adaptação de Rom. 12:2). Os verbos nesse verso representam ação contínua, e a palavra ‘mente’ descreve a maneira com que você pensa e olha para a vida como um processo diário.”*

De que maneira posso ajudar outros a terem uma autoestima cristã? Se tivemos sucesso nos dois primeiros passos, conseguiremos ajudar outros a desenvolver uma autoimagem saudável. Jesus nos admoesta a amar nosso próximo como a nós mesmos, e só podemos fazer isso quando chegamos a um ponto em que não esperamos que os outros nos tranquilizem quanto a quem somos. Quando nos enxergarmos como filhos do Pai celestial, nos trataremos uns aos outros de maneira diferente. Estar num relacionamento de amor com nosso Pai celeste pode nos dar a capacidade de abençoar todos os Seus filhos com o transbordamento do amor e graça que recebemos dEle. Procuraremos ativamente outros filhos e filhas de Deus para o propósito claro de abençoá-los, porque amamos nosso Pai.

*David A. Seamands, Healing for Damaged Emotions (SP Publications, 1991), p. 74.

Mãos à Bíblia

7. O que Paulo quer dizer ao afirmar que devemos nos “revestir do novo homem”? Qual é a natureza desse novo homem? Ef 4:23, 24

8. Resuma as atitudes e comportamentos do novo homem. Ef 4:25-32

Lição 09 Adultos "Autoestima"24/02/011

Quinta


Um novo homem


7. O que Paulo quer dizer por nos “revestir” do novo homem? Qual é a natureza desse novo homem? Ef 4:23, 24


As pessoas gostam de tentar novas aparências: mudar de penteado, comprar novas roupas, e até mesmo fazer uma plástica ou transplante de cabelo. Mas essas ações trazem mudanças apenas exteriores, secundárias. O ser básico permanece inalterado.

Paulo fala sobre um novo ser, relacionado não com a aparência mas com a natureza e a atitude mental. Ele diz que fomos “criado[s] para ser semelhante[s] a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (v. 24).

8. Resuma as atitudes e comportamentos que provêm do novo homem. Ef 4:25-32

O novo homem a que Paulo se refere demonstra frutos (veracidade, unidade, honestidade, diligência, conversação saudável, generosidade, perdão). Note, igualmente, que todos os atributos do novo homem têm que ver com bom caráter e relações interpessoais saudáveis, e esses podem estar ligados diretamente às questões de autoestima. Os comportamentos adversos mencionados em Efésios 4, como a mentira, ira e amargura, deixam a pessoa com um senso diminuído de valor. Em contraste, repartir com pessoas necessitadas e ser bondoso e compassivo são ações que podem aumentar a autoestima, pois transferem o centro da pessoa e, assim, deixam a pessoa com senso de realização.

A comunidade cristã precisa de pessoas interessadas em edificar os outros e não em destruí-los. O valor próprio pode ser arruinado facilmente em um instante com palavras rudes de crítica. “É dever de toda família e de cada cristão individualmente opor-se ao uso da linguagem corrupta. Quando em companhia de quem se deleita em palestras tolas, é nosso dever mudar o assunto da conversação, se possível. Com o auxílio da graça de Deus devemos calmamente proferir algumas palavras, ou introduzir um tema que oriente a conversa para terreno mais aproveitável” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 337).

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Inspiração Juvenil Você Fala Inglês? -23/02/011

23 de fevereiro quarta


Você Fala Inglês?


Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. 1 Coríntios 13:1, ARA

Hoje estou em Washington, DC, numa tarde muito fria. Lá fora faz 10 graus negativos e acabo de voltar de uma reunião com pastores norte-americanos. Confesso que achava que meu inglês estivesse razoável, mas percebi que eles falam rápido demais! Quero dizer, meus ouvidos ainda estão lentos para identificar os sons e, quando vou falar, um branco enorme toma conta da minha mente. Cheguei a parabenizar um norte-americano quando deveria apenas cumprimentá-lo!

A pessoa que chega aos Estados Unidos sem saber algo de inglês é pior que um analfabeto, porque o analfabeto ainda consegue entender e falar. O imigrante ou turista sem noção da língua sofre muito. Pude acompanhar alguns conhecidos nessa situação por alguns dias. Não é nada fácil. Hoje em dia, quem não sabe inglês é um analfabeto global. O mundo inteiro fala inglês. E, se você quiser viver a globalização, deverá se interessar por esse idioma. Se você tem oportunidade, aproveite; se não tem, crie uma e mãos à obra.

O Céu também tem uma linguagem universal, e o mais legal é que qualquer pessoa pode falar essa língua. A linguagem do Céu é o amor.
Todos compreendem quando você está sendo generoso, cortês, solícito e humilde. Mas, assim como o inglês precisamos exercitar essa linguagem, e em alguns casos até aprender. Alguns têm maior facilidade por causa do lar de onde vieram, outros sofrem muito para aprender a linguagem do amor.

Mas uma coisa é certa: saber falar essa língua não é tão importante quanto vivê-la. Cada um de nós pode viver o amor todos os dias, de muitas maneiras. Ficar em silêncio enquanto o professor fala é uma forma de demonstrar e viver o amor. Obedecer aos pais é outra forma. Existem milhares de pequenas ações que demonstram isso. Levar o lixo para fora, lavar a louça, cumprimentar o cobrador do ônibus e desejar-lhe um bom dia de trabalho, ajudar o irmão mais novo com o dever de casa, e tantos outros que você pode listar.

Seja como for, usufrua a linguagem universal. Ame. Cuide. Importe-se. Fazer isso é exatamente seguir o exemplo que Jesus nos deixou. E, então, o que acha? Saber inglês é muito importante, mas viver o amor é a mais fundamental das linguagens. God bless you!

Meditação da Mulher - Ele me Ouviu--23/02/011

23 de fevereiro quarta


Ele me Ouviu


Antes de clamarem, Eu responderei; ainda não estarão falando, e Eu os ouvirei. Isaías 65:24, NVI

Às 6 horas da manhã, o despertador do celular me avisou que eu teria um teste às 8 horas. Naquele dia, enquanto fazia meu devocional, pedi que Deus me mostrasse o caminho, porque não tinha muita certeza do local onde seria realizada a prova.

Após o desjejum, aprontei-me e fui para a rua onde ficava o ponto do ônibus. Ainda estava cedo, mas comecei a me preocupar com o atraso do ônibus. Então, orei, um tanto apreensiva: Senhor, manda esse ônibus logo, por favor! Antes que terminasse de orar, o ônibus chegou. Pensei em perguntar ao motorista sobre o local em que eu deveria desembarcar, mas continuei em silêncio porque aquele era o ônibus que me fora indicado quando pedi informações. Mais uma vez, orei: Senhor, mostra-me o caminho!

Eu tinha ideia de onde desembarcar, mas não sabia que direção tomar dali em diante. Saí do ônibus e comecei a andar, e quando conferi o endereço no meu cartão de inscrição, percebi que Deus me levara à rua certa. Agora, só precisava encontrar o colégio. Com o coração agradecido, orei: Senhor, mostra-me a rua; mostra-me onde fica a escola! Quando terminei de orar, olhei para cima e vi a placa da escola. Eu havia chegado com 30 minutos de antecedência!

Deus nos ouve antes mesmo que falemos, e nos responde antes que terminemos de falar. Como é maravilhoso ter sempre a certeza da presença do Senhor! Em Sua companhia, temos a garantia de estar no “caminho reto”. Com Ele, nada temos a temer. Com Ele, podemos estar certas da vitória.

No dia daquela prova, aprendi como é bom andar com Deus e depender dEle a cada momento. Como é bom sentir Sua presença conosco e saber que podemos confiar nEle em todas as situações da vida!

O Senhor nos ouve e está perto de nós. Que nada nos impeça hoje de falar com Deus, contando-Lhe todas as nossas dificuldades e também dando-Lhe graças porque Ele sempre nos ouve e sabe o que é melhor para nós.

Que seu coração diga: Senhor, obrigada por me ajudares a Te buscar! Fica comigo hoje; vai comigo e guia meus passos nas Tuas veredas. Amém!

Carmem Virgíni

Meditação Diária Flechas Venenosas, Balas Perdidas 23/02/011

23 de fevereiro Quarta


Flechas Venenosas, Balas Perdidas


A língua [dos perversos] é uma flecha mortal; eles falam traiçoeiramente. Cada um mostra-se cordial com o seu próximo, mas no íntimo lhe prepara uma armadilha. Jeremias 9:8

Estudos dão conta de que o homem fala em média 20 mil palavras por dia, e a mulher 30 mil. Daí podemos apenas imaginar ou perceber o poder que está em nossa língua tanto para o bem como para o mal.

Enquanto Tiago compara a língua a um fogo que devora, queima e destrói, Jeremias a compara a uma flecha mortal. Naquele tempo, a flecha era a arma que atingia mais rapidamente uma pessoa. Era inesperada e venenosa, rápida e cortante. Causava feridas profundas.

Quem sabe hoje, se fôssemos atualizar o texto de Jeremias, diríamos assim: “Suas palavras são como tiros de um fuzil de mira telescópica, com silenciador.” Você mal ouve o barulho, mas é surpreendido. Apenas sente o impacto. Não sabe por que e nem imagina quem foi o autor do disparo. Não sabe de onde veio; mas foi atingido.

Existe uma flecha mais venenosa do que essa. É muito mais prejudicial porque não atinge apenas o corpo, mas fere profundamente a alma. É uma flecha que mancha a reputação do outro, inventa o que ele não disse e insinua intenções maldosas, espalha informação falsa sobre os outros com a intenção de feri-los.

É uma flecha que tem arruinado muitos casamentos, e tem feito muitos perderem o emprego e posições. Ela já arruinou o futuro de milhares de pessoas. O nome dessa flecha é calúnia, mas também é conhecida como difamação.

O ditado diz: “A calúnia é como o carvão, quando não queima, suja.”

Os rabinos ensinavam que a calúnia era pior do que o incesto, a idolatria e o tirar a vida de alguém, porque matava três pessoas de uma só vez: o caluniador, o caluniado e quem escutou.

O cristão verdadeiro está convicto de que o tecido das relações humanas está entremeado da verdade. Quando há desconfiança e medo, os relacionamentos são fragilizados. Por isso, hoje todos apreciamos aquilo que chamamos de transparência. Não há nada escondido, mas existe lealdade e consistência.

“Não saia dos vossos lábios nenhuma palavra inconveniente [que fira, machuque, destrua, arruíne], mas, na hora oportuna, a que for boa para edificação, que comunique graça aos que a ouvirem” (Ef 4:29, Bíblia de Jerusalém).

Nossa oração deve ser, neste dia: “Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios” (Sl 141:3).

Lição dos Jovens 09 "Autoestima"23/02/011

Quarta, 23 de fevereiro
Evidência

Os escolhidos


Autoestima é como você se sente com relação a si mesmo(a), algo tão simples, mas que as pessoas têm dificuldade de alcançar. Tanto que, em muitos países, os antidepressivos estão entre as drogas mais consumidas. Muitos gurus da autoajuda têm dogmaticamente apontado maneiras de aumentar a autoestima para garantir felicidade e sucesso. Será que a resposta para a baixa autoestima e o descontentamento precisa ser encontrada em algum mantra especial de autoafirmação que deve ser repetido diariamente em frente a um espelho?

Há mais de dez anos, li um desses artigos sobre as misérias do sistema educacional americano. Após citar as péssimas colocações dos estudantes em matemática e ciências, o artigo dizia que os alunos americanos na verdade ficaram acima de todos os outros países em uma categoria – autoestima. Os professores fizeram piada dizendo que talvez nossos alunos não fossem os melhores e mais brilhantes, mas pelo menos nos sentíamos bem com nossos fracassos.

Autoestima é respeito próprio. Sendo uma especialista em leitura, trabalho com estudantes de risco que estudam numa escola pública. Por mais que eu encoraje meus alunos a pensar positivamente sobre si mesmos, a melhor injeção de autoestima vem dos próprios atos deles. A melhor maneira de você se sentir bem consigo mesmo é realmente fazer algo bom!

Em Efésios 4:22-32, Paulo nos deu a estratégia para termos uma autoestima saudável. Parece que amabilidade, prestatividade, consideração, honestidade e trabalho são as peças que constroem o respeito próprio. E ninguém nunca fez isso melhor do que Jesus. Sua vida dedicada a construir relacionamentos e servir a outros é nosso modelo, não apenas de estilo de vida e desenvolvimento de caráter, mas também de autoestima.

Como cristãos, crescemos ouvindo que somos os escolhidos de Deus. Ele nos escolheu para ser Sua equipe de portadores de luz (1 Pedro 2:9). Essa afirmação de nosso valor contraria o discurso da sociedade sobre as maneiras de se alcançar o sucesso e a felicidade. Fomos escolhidos como a equipe de Deus, e escolhemos seguir Sua estratégia bíblica.

Mãos à Bíblia

6. De acordo com as três parábolas de Jesus em Lucas 15, qual é nosso valor diante de Deus? O que Deus pensa sobre nós? Por que é tão importante conhecer esse conceito e mantê-lo em mente?

Lição 09 Adultos "Autoestima"23/02/011

Quarta


O que Deus Vê


6. De acordo com as três parábolas de Jesus em Lucas 15, qual é nosso valor diante de Deus? O que Deus pensa sobre nós? Por que é tão importante conhecer esse conceito e mantê-lo diante de nós?

Se você se sentir tentado a pensar que é inferior, está perdido ou rejeitado, lembre-se de que, juntamente com essa condição vai algo mais — um cuidado especial e intenso de Deus e Seus anjos. O pastor se importava mais com a ovelha perdida do que com as restantes noventa e nove. A mulher esqueceu suas outras moedas e procurou cuidadosamente até que encontrou a perdida. O pai parece ter dado mais atenção às exigências irracionais do filho pródigo que ao primogênito. Todos, o pastor, a mulher e o pai, mostram uma consideração especial por aqueles que obtiveram menos sucesso.

Então, quando os perdidos são achados, há grande alegria na Terra e no Céu. Veja como essas histórias revelam poderosamente o amor de Deus a cada um de nós, não importando nossas culpas.

Esse princípio pode ajudar aqueles que estão em necessidade. Muito frequentemente, ao falar com os outros, se você lhes der um ambiente seguro, confidencial e acolhedor, só isso já pode lhes fazer muito bem. As pessoas, especialmente as que sofrem, precisam saber que alguém se importa com elas, especialmente em sua dor.

O cristão tem uma clara vantagem sobre quem não aceita nem crê no Senhor. Deus está em ação 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ouvir aquele que se sente deprimido, estressado, solitário e ansioso. Essa relação com Deus deve ser razão suficiente para que alguém se sinta especial e obtenha algum alívio para a baixa autoestima.

Evidentemente, a cruz é o maior exemplo de nosso valor aos olhos de Deus. Mais que qualquer outra coisa, essa deve nos mostrar quão valiosos somos diante de Deus, não importando as fraquezas e culpas que temos. A cruz nos diz que, não importa o que os outros pensam sobre nós, somos de valor inestimável para o Criador do Universo. E, afinal, considerando a transitoriedade dos valores da sociedade, no fim, quanto deve realmente valer a visão dos outros e da sociedade como um todo?

Como podemos ajudar outras pessoas a tomar a mensagem de Lucas 15 e aplicá-la a si mesmas? Como podemos ajudar os outros a perceber que Jesus aqui está falando pessoalmente sobre eles?

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Inspiração Juvenil - Você Gosta de Acumular? 22/02/011

terça 22 de fevereiro


Você Gosta de Acumular?


Pelo contrário, ajuntem riquezas no Céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Mateus 6:20

Vivemos hoje na sociedade do acúmulo. Todo mundo pensa em acumular, ajuntar: dinheiro, conhecimentos, informações, propriedades, etc. Na informática, o acúmulo de dados, de informações, é algo fantástico. Acumular parece fazer parte do dia a dia das pessoas.

Desde que a humanidade é humanidade, sempre existiu a preocupação em acumular para o dia do amanhã. Isso, levado ao extremo, pode deixar uma pessoa neurótica. Mais ainda: a experiência nos mostra que, se alguém acumula, aquilo que é acumulado vai faltar para muitos, para multidões. Claro, se eu acumulo muito milho, pode ter certeza de que irá faltar para o consumo de alguém.

Toda essa corrida por juntar, juntar e juntar que vemos por aí é muito diferente daquilo que Jesus nos ensinou: “Ajuntem riquezas no Céu.” A mensagem de Jesus nos convida a preocupar-nos com outros valores muito maiores, muito mais elevados. Em Jesus Cristo devemos confiar e descansar. Você se lembra? “Não se preocupem... Olhem as aves do céus: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, o Pai celeste as alimenta...”

Penso que o equilíbrio em tudo isso é importante. Não devemos nos apegar às coisas materiais nem deixar de viver para sermos velhos ricos. Mas Deus permite e Se alegra com pessoas economicamente organizadas, com um bom orçamento familiar para proporcionar segurança aos seus e para quem precisar de socorro.

Infelizmente, na vida a gente encontra todo tipo de ser humano. Um dia, conheci um senhor muito rico, mas que brigava pelos centavos em uma negociação. Seus empregados eram mal remunerados, seus parentes pobres não recebiam ajuda. Ele seria considerado um sovina, ou mão-de-vaca, no linguajar popular. Um belo dia, ele soube que havia sido enganado e perdeu bastante dinheiro. O velhinho enfartou. Não morreu, mas levou um baita susto.

Cuidado! Onde você está colocando seu coração? Você não precisa acumular riquezas aqui na Terra, e sim no Céu. Se for para acumular, que seja o acúmulo de gratidão, benevolência, amizade, espiritualidade e coisas assim!

Meditação da Mulher - Uma Lágrima Para Recordar - 22/02/011

22 de fevereiro terça


Uma Lágrima Para Recordar


Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Apocalipse 21:4, NVI

Jovem e confusa, ajoelhei-me junto ao leito de meu pai, num grande hospital-escola na Costa Oeste. Meu forte pai, que raramente adoecia, sofrera um poderoso ataque cardíaco, e ali estava, pálido e semiconsciente. Não me reconheceu. Como eu estava na escola no momento em que ele sofreu o ataque, não pude ir com ele para o hospital.

Enquanto eu lhe segurava a mão, ele falava, mas não era comigo. Suas palavras diziam respeito ao que acontecera muito tempo antes, antes do meu tempo. Seu filhinho se chamara Johnny, e as alegres fotos dele no velho álbum da família me encantavam. Era um garotinho com um largo sorriso e sapatos pretos lustrosos. Johnnny morrera aos 4 anos de idade. Meu pai raramente falava nele. Agora estava pedindo a presença de Johnny.

Meu coração se partiu. Tudo o que eu podia fazer era segurar-lhe a mão. Não podia trazer-lhe Johnny. Nem mesmo podia dizer que o amava. Sentei-me por algum tempo, com as lágrimas rolando pelo rosto. Então, ouvi a porta se abrir. Virando-me, vi uma jovem enfermeira, não muito mais velha que eu, num uniforme impecável. Sua tez era morena, clara, e os olhos castanho-escuro eram enormes. Ela parou junto à porta, quase como se não quisesse intrometer-se naquele momento particular, precioso, obviamente ainda não acostumada com a tristeza que muitas vezes se encontra num quarto de hospital. Olhamo-nos por um longo momento, sem dizer nada. Então, uma grande lágrima escapou do seu olho e deslizou lentamente pela face. Aquela única lágrima me contou que ela era sensível e me compreendia. Ela se identificou comigo, na alma e no coração.

Será que ela me abraçou? Teria saído do quarto em silêncio, para que eu continuasse a ter privacidade? Não me lembro do que aconteceu a seguir, mas, 40 anos depois, ainda me recordo da enfermeira com lindos olhos escuros e daquela lágrima solitária que lhe rolou pelo rosto.

A Bíblia fala frequentemente de lágrimas, e diz que um dia Deus enxugará todas elas. Nesse meio-tempo, podemos ministrar aos outros, através da compreensão, da solidariedade e, quem sabe, de uma lágrima.

Graças a Deus, meu pai se recuperou do ataque cardíaco e voltou para casa, para mamãe e para mim.

Edna Maye Gallington

Meditação Diária O Convite Para o Banquete 22/02/011

22 de fevereiro Terça


O Convite Para o Banquete


Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem. Mateus 22:9

Jesus contou a história do rei que enviou convites para uma festa de casamento. Imagine quem seriam as pessoas convidadas por um rei para um casamento: celebridades, gente da nobreza, da alta corte, estrelas do cinema e da TV. Gente que chega em limusines, Rolls Royces, Mercedes-Benz, BMWs, Ferraris, etc. Com trajes e vestidos de grife dos últimos lançamentos das coleções Dior e Gucci.

Ele a princípio convidou pessoas que fariam a festa parecer mais importante. Não era uma festinha de fundo de quintal para algumas dezenas de pessoas. Ele queria milhares de pessoas.

Mas, diante da recusa de alguns ao seu convite, o rei mandou que os servos saíssem e convidassem a todos, bons e maus. Muitas dessas pessoas você não recomendaria: bêbados, prostitutas, catadores de lixo. Como essas pessoas naturalmente não tinham traje black tie, o rei colocou à disposição deles o guarda-roupa real com grifes que deixariam as da Villa Daslu, em São Paulo, com complexo de inferioridade.

No meio da festa, o rei saiu para cumprimentar os convidados e encontrou no meio deles alguém que, pela maneira de vestir, destoava completamente do restante do grupo. Era o tipo de pessoa que, pelas muitas boas obras que havia praticado, cria que poderia comprar o direito ao banquete.

Quem sabe usasse sapato esporte, calça jeans e um casaco.

A primeira reação do rei foi: “Como é que ele entrou assim nesta festa?” E em seguida falou: “Amigo, você não está usando o traje que eu providenciei?”

Nessas circunstâncias, depois de tudo ter sido providenciado, já imaginou o que seria apresentar-se diante do rei sem as vestes de casamento?

O convite de Deus para participar no banquete não está baseado em nosso passado. Algumas pessoas podem dizer: “É tarde demais. Ele não pode fazer mais nada por mim.” Mas o fato é que Deus envia o convite para todos. Se você se sente impuro e indigno, Ele o tornará digno. Ele vai abrir o guarda-roupa de Sua graça, cheio de vestes fabricadas nos teares do Céu, sem um fio de origem humana.

“Ninguém é tão pecaminoso que não possa encontrar força, pureza e justiça em Jesus, que por ele morreu. Cristo está desejoso de tirar-lhes as vestes manchadas e poluídas pelo pecado, e vestir-lhes os trajes brancos da justiça; Ele lhes ordena viver, e não morrer” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 53).

Lição dos Jovens 09 "Autoestima"22/02/011

Terça, 22 de fevereiro
Testemunho

Ele nos exaltará


“Na sexta-feira eu tinha escrito cerca de quarenta páginas, e no sábado pela manhã eu estava cansada, mas isso não me desanimou. Sei no braço de quem estou me apoiando, e o Senhor não me desapontou. Ao meditar sobre a bondade, misericórdia e amor de Deus, a única coisa que posso fazer é louvar Seu santo nome. ‘Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna’

“Se essas palavras não emocionarem completamente toda alma que as contemplar, o que o fará? Este é o preço de nossa salvação – a morte mais humilhante e agonizante que um ser humano poderia sofrer. E o Filho de Deus suportou essa vergonha como a penalidade pela culpa, a fim de que o pecador possa ficar sem culpa e inocente diante do trono de Deus. Veja o que pode surgir da grande exaltação da qual nosso Salvador veio, e da profunda humilhação à qual Ele foi a fim de tomar o pecador e elevá-lo para que se torne participante de Sua natureza divina, e una sua vida, sua alma, com o Infinito Deus. Quando obtemos uma visão dessa cruz, quando aquele sofredor e agonizante brado, ‘Está consumado’, penetra nossos ouvidos, o sacrifício está completo. Seu amor gravou o nome de todo santo sobre as palmas de Suas mãos.

“Oh, graça ilimitada! Que expressão de amor! Não expulsaremos o orgulho da mente? Podemos acariciar o amor próprio e abrigar obstinação de pensamentos quando vemos e compreendemos o que nossa redenção custou? Uma visão da cruz não fará com que nos humilhemos à vista de Deus, a fim de que Ele possa nos exaltar?

“Mas conquanto devamos humilhar a nós mesmos, devemos ter um verdadeiro senso de nosso valor na forma como Deus nos avaliou, no preço pago por nossa redenção. Devemos valorizar toda habilidade, todo talento a nós confiado, como a mais preciosa dotação do Senhor, a fim de que possamos usá-los para a glória do Seu nome.

 (Ellen G. White, Manuscript Releases, v. 18, p. 19, 20).

Mãos à Bíblia

4. Quais são as coisas que nossa sociedade e cultura valorizam? Qual é a importância dessas coisas para Deus?

5. Como o preconceito de gênero, classe ou nacionalidade afeta a autoestima das pessoas? Como o cristão deve lidar com o preconceito e a discriminação? Gl 3:28

Lição 09 Adultos "Autoestima"22/02/011

Terça


O que os outros veem


Em muitas sociedades, o valor de uma pessoa é determinado por seus talentos, dons, aparência, e assim por diante. Olhamos para a aparência externa (1Sm 16:7); afinal, isso é tudo que podemos ver. Assim, nosso conceito próprio costuma ser moldado pela reação que os outros mostram, com base na observação externa que fazem de nós. Se todos lhe disserem que você é bonito, é mais provável que você mesmo se ache bonito.

Mas sempre existe muito mais em cada um de nós do que o olho enxerga. Aqueles que sofrem de baixa autoestima precisam pensar em termos de características ou atributos pessoais que têm verdadeiro valor e não necessariamente o que o mundo valoriza, porque, frequentemente, os valores do mundo não têm nenhum valor para Deus.

4. Quais são as coisas que nossa sociedade e cultura valorizam? Qual é a importância dessas coisas para Deus?

Pode haver exceções, mas a maioria das sociedades tende a atribuir muito valor às características externas, observáveis. Porém, outras características, como honestidade, generosidade, temperança ou firme compromisso aos princípios e ideais, tendem a ocupar lugar secundário.

5. Como o preconceito de gênero, classe ou nacionalidade afeta a autoestima das pessoas? Qual deve ser o alvo do cristão em termos de preconceito e discriminação? Gl 3:28

Os efeitos do preconceito são devastadores sobre a autoestima e o desempenho. Como cristãos, devemos fazer um esforço concentrado para levantar e encorajar os outros, qualquer que seja sua origem.

Em 2 Samuel 9, temos a história de Mefibosete, que poderia ter sido objeto da vingança de Davi. Isso explica por que ele teve medo, se inclinou ao chão e se referiu a si mesmo como “um cão morto”. Ele também era incapacitado. Não há dúvida de que a restauração da propriedade familiar, a relocação de servos e as honras concedidas deram a Mefibosete uma medida extra de valor próprio. A influência que as pessoas têm sobre a autoestima dos outros é extremamente poderosa. Mais do que percebemos, temos a habilidade de formar o conceito próprio dos outros por meio de palavras, ações e até nossa forma de olhar para eles.